SÃO CARLOS/SP - Cinco pesquisadores da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) integram o ranking dos 2% mais influentes do mundo, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos) e publicado no site da editora holandesa Elsevier BV no dia 10 de outubro. Ao todo, a Embrapa participa da lista com 21 pesquisadores de 13 centros de pesquisa.

O estudo utilizou as citações da base de dados Scopus para avaliar o impacto dos pesquisadores ao longo de suas carreiras (de 1996 até o final de 2021) e durante todo o ano passado. Eles são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos, entre os 200 mil mais influentes.

O levantamento traz informações padronizadas sobre citações - índice h (métrica amplamente utilizada em todo o mundo para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados) e índice h ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto.

Área de atuação

O estudo contempla duas avaliações dos pesquisadores. A primeira lista é composta pelos pesquisadores mais influentes conforme o impacto das pesquisas durante toda a carreira acadêmica, enquanto a segunda traz os mais citados no último ano – 2021.

Entre os mais influentes ao longo da carreira estão a engenheira de alimentos, Henriette Monteiro Cordeiro de Azeredo, dois engenheiros de materiais, Luiz Henrique Caparelli Mattoso e Caue Ribeiro, e uma engenheira química, Cristiane Farinas. Entre os mais influentes de 2021, além deste grupo, está o pesquisador Daniel Souza Corrêa, engenheiro de materiais de formação.

Corrêa e Ribeiro integram o ranking pela primeira vez. “Fiquei impressionado com a notícia. Me sinto muito agradecido à Embrapa por saber que esse reconhecimento não é meu, mas da instituição na qual fiz praticamente toda a minha carreira científica após doutorado. Foram os desafios e oportunidades proporcionados pela Embrapa que são ali reconhecidos”, afirma Ribeiro, inserido nas duas listas.

Para Corrêa, o ranking evidencia que os resultados obtidos pelos cientistas da Embrapa Instrumentação e seus parceiros estão sendo utilizados e citados por pesquisadores de outras instituições de PD&I do Brasil e do mundo.

“Foi uma surpresa e uma felicidade ter o nome incluído nesta prestigiosa lista publicada pela Elsevier. A Embrapa possibilita um ambiente muito favorável ao trabalho em equipe e em áreas de atuação interdisciplinares, que favorecem entregas de resultados de impacto para o agronegócio com sustentabilidade, beneficiando toda a sociedade”, disse o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, incluído na lista de 2021.

A produção científica dos pesquisadores da Embrapa Instrumentação, classificados como os mais influentes, envolve trabalhos desenvolvidos nos diversos programas de pós-graduação de cinco universidades, onde são credenciados para ministrar aulas e orientar alunos.

Entre as instituições estão a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde são credenciados.

Deixe seu Comentário