SÃO CARLOS/SP - Na última quarta-feira, 7 de dezembro, o Departamento de Estado abriu em São Carlos seu primeiro escritório do EducationUSA, uma rede global de centros de orientação sobre estudos nos Estados Unidos, dentro do CICBEU Idiomas.  O evento contou com a presença de representantes da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, entre eles o diretor da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Jason Green; o Adido para Assuntos de Educação e Cultura do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Gerry P. Kaufman, a Coordenadora Regional de Orientação Educacional do EducationUSA para o Cone Sul, , Rita Moriconi, ; e o Assessor de Assuntos Culturais do Consulado dos EUA em São Paulo, Wesley Oliveira, "É um marco ter um escritório do EducationUSA na cidade de São Carlos, e nada melhor do que tê-lo em parceria com o CICBEU São Carlos, que é nosso parceiro, que já cultiva muitas mentes brilhantes e possui uma grande capacidade de inovação”, disse Jason Green.

No Brasil, existem mais de 40 escritórios do EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA como graduação, pós-graduação, curso de inglês intensivo, cursos de verão, residência médica e outros programas acadêmicos. Hoje existem cerca de 14 mil brasileiros estudando nos EUA. 

A coordenadora do programa no Cone Sul explicou a importância desse escritório, que já está atendendo de forma gratuita aos interessados em estudar em instituições de ensino superior nos EUA: “O EducationUSA é o órgão oficial do governo americano que dá informações sobre estudo nos Estados Unidos. Graduação, mestrado, pós-doutorado, cursos de pequena duração, cursos de inglês, para que o aluno tenha um bom processo nos Estados Unidos e volte para aplicar seus conhecimentos no Brasil. Em São Carlos ter esse centro é importante para facilitar a conexão com as universidades americanas e delas com as brasileiras. São 4.600 universidades americanas com graduação, 1.700 com mestrado e doutorado. É nesse escritório que também vamos conectar pesquisadores e fazer essa conexão com outras agências, como o Departamento de Defesa que está com bolsas na área de pesquisa básica, por exemplo”, explicou Rita Moriconi.

Yuri Marmorato Torre, diretor do Centro Binacional, acrescenta que: “A nossa missão no CICBEU é aproximar as culturas dos dois países e ter o escritório do EducationUSA na Capital da Tecnologia, que vive a educação, faz todo sentido. Nós temos uma expectativa muito alta e já tivemos procura por informações. É bom ressaltar que o escritório está aberto ao público e para agendar um horário basta entrar em contato conosco.” O escritório fica no CICBEU Idiomas, à rua Padre Teixeira, 1.582.

Deixe seu Comentário