A Volvo Cars anunciou esta sexta-feira, 6 de janeiro, que as
vendas mundiais de 2022, totalizaram 615.121 unidades matriculadas, o que
representa uma descida de 12% em relação ao ano anterior.
A marca sueca justifica a quebra das vendas com os desafios
enfrentados pelas cadeias de abastecimento, pelas restrições de componentes e
também pelos lockdowns ainda causados pela pandemia covid-19. Não obstante, a
procura pelos produtos da marca mantém-se robusta, com especial destaque para a
performance dos modelos eletrificados Volvo Recharge.
Com efeito, a taxa de penetração das vendas desta gama foi
de 33% em 2022, o que representa uma subida de 6% em relação ao ano anterior.
Já no que toca aos modelos 100% eletrificados, as vendas mundiais representaram
11% do total, quando em 2021 o seu peso relativo era de 4%.
No mercado nacional, a Volvo fechou o ano a evidenciar
fortes índices de eletrificação superiores não só à média mundial, como também
à média europeia da marca. As vendas da gama Recharge já representaram 71% do
total das vendas em Portugal com o peso dos modelos 100% eletrificados a
ascender aos 18%.
Estes resultados foram alavancados pela performance do
último trimestre no qual a gama Recharge representou 81% e os modelos XC40
Recharge e C40 Recharge uns impressionantes 30% do total das vendas nacionais.
Os modelos mais vendidos a nível global para Volvo em 2022 foram Volvo X60, seguido pelo XC40, enquanto o XC90 fechou o top 3.