Em reunião realizada no Paço Municipal nesta quinta-feira (19), o diretor de Relações Governamentais da Rumo Logística, Rodrigo Verardino, atualizou os representantes da Prefeitura e Câmara sobre as intervenções realizadas na Rotatória do Cristo , restabelecendo a vazão original do rio Monjolinho até a implementação do projeto de solução definitiva do problema das enchentes naquela região. 


A reunião contou com presenças do vice-prefeito Edson Ferraz, dos secretários Netto Donato (Governo) e João Muller (Obras Públicas), de Kleber Luchesi,  chefe de Gabinete da Presidência da Câmara,que representou o presidente Marquinho Amaral, e do vereador Dé Alvim. A reunião teve ainda a presença de Laert Rigo, presidente da AEASC (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos).


Rodrigo Verardino informou que nos próximos dias serão concluídos os serviços de reestruturação do trecho, para que seja restabelecido o tráfego de trens. Ele reafirmou que a empresa construirá no local uma nova abertura, que terá entre 14 a 17 metros de extensão, aumentando a vazão do Monjolinho. A obra será concluída no segundo semestre de 2023.


Na ocasião, o presidente da Câmara reafirmou, por meio de seu representante, o compromisso do Legislativo em tomar todas as medidas possíveis, priorizando projetos de drenagem, de forma que a cidade possa ter uma melhor estrutura para crescer com segurança e de forma ordenada.


O vereador Dé Alvim parabenizou todos os envolvidos na grandiosa operação e solicitou que a Prefeitura mantenha a transparência e a comunicação imediata com a sociedade sobre os projetos e as obras de macrodrenagem.


O secretário municipal de Obras Públicas, João Muller, destacou a iniciativa da Rumo Logística de demonstrar suas ações na região da Rotatória do Cristo e de manter o compromisso de executar obras para solucionar o problema das enchentes na área, projeto que inclui a construção de uma ponte. Ele também ressaltou a disposição de discutir questões relacionadas ao volume de água pós-intervenção, assunto de análise técnica da empresa junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica)e técnicos contratados pela Prefeitura.

  

Laert Rigo, presidente da AEASC comentou que após o trabalho realizado pela Rumo será necessário discutir a priorização de obras do estudo de macrodrenagem e novos estudos pontuais. “A AEASC entende que não se faz tudo de uma vez, é preciso priorizar a realização de obras estruturais que a Prefeitura e a comunidade devem discutir. Com relação às obras da Rumo, a entidade de classe enviará sugestões para tirar dúvidas à concessionária de ferrovias.

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