Neste dia 19 de março (hoje), a Escola Estadual Eugênio Franco comemora 104 de muita história e amor.
O edifício que abriga a Escola Estadual Eugênio Franco foi concebido no ano de 1906 para abrigar uma escola complementar a ser instalada na cidade. Estas funcionavam como formadoras de professores para o ensino de primeiras letras. As obras foram concluídas em 1909, porém, o projeto de instalação da escola nunca se efetivou e, a partir de 1911, o prédio foi cedido para abrigar a Escola Normal de São Carlos, mais conhecida com Escola Estadual Álvaro Guião.
Em 1916, quando a Escola Normal foi transferida para prédio próprio, na Avenida São Carlos, o edifício passou a abrigar a escola modelo anexa à Normal, servindo de espaço de prática para professores em formação. Por decreto de 1919, o prédio tornou-se o Segundo Grupo Escolar de São Carlos, devido à demanda cada vez maior da população da cidade, em pleno desenvolvimento urbano.
Anos depois, a escola passou a denominar-se Escola Estadual Eugênio Franco, em homenagem ao político são-carlense, prefeito no período de 1920 a 1923, por seu contributo à sociedade.
Quantos alunos, diretores, professores e funcionários passaram por lá e marcaram essa história bonita em São Carlos.
Parabéns a Todos que contribuíram e contribuem para a linda história da Escola Estadual Eugênio Franco.
Fonte: Fundação Pró-Memória de São Carlos.