A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal, encerrou o primeiro trimestre de 2023 com 1.092 castrações de cães e gatos.
Das 1.092 castrações, 618 foram realizadas por meio de dois mutirões, sendo um no bairro Cidade Aracy em fevereiro e outro no bairro Santa Felícia em março. Já no Canil Municipal, foram realizadas 414 castrações.
As outras 60 castrações foram realizadas por meio de convênios entre a Prefeitura de São Carlos e entidades que atuam junto a causa animal.
A expectativa é que nos próximos trimestres do ano esse número seja ainda maior, já que a Prefeitura está aumentando o número de médicos veterinários do Canil Municipal, intensificando os mutirões de castrações e também, realizando novos convênios com mais entidades que realizam o procedimento cirúrgico.
Os serviços são oferecidos gratuitamente para famílias que não têm condições financeiras para castrar seu animal. Para solicitar o procedimento basta fazer o agendamento por meio do sistema CADPET que pode ser acessado pelo link: http://servico.saocarlos.sp.gov.br/canil.
Os tutores dos animais cadastrados no CADPETSãoCarlos recebem a confirmação com a data, horário e local da cirurgia por e-mail e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento também fez contato via telefone.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho, a meta e castrar 8 mil animais em 2023. “Realizamos a maioria dos procedimentos cirúrgicos de castração em base móvel, toda equipada e com profissionais habilitados com reconhecimento dos órgãos oficiais, bem como no nosso Canil e Gatil e também em entidades conveniadas”, explica o secretário.
Além da castração, a equipe realiza avaliação física, chipagem, orientação e conscientização sobre a posse responsável de animais domésticos.