A Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta segunda-feira, 3, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Cruzado, amplia o atendimento das 17h às 23h, de segunda a sexta-feira. Durante o dia, o funcionamento da UBS continua normalmente, com consultas agendadas previamente.
Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, informa que neste período a unidade contará com um médico clínico geral, que realizará o pronto atendimento dos pacientes.
“Os moradores dos bairros Jardim Cruzado I e II, Jardim América, Jardim Primavera, José Giro e Esfér não precisarão mais se deslocar até ao Hospital Municipal para buscar atendimento, pois serão atendidos na UBS Jardim Cruzado”, explica.
O objetivo da ampliação desse atendimento é desafogar o Hospital Municipal de Ibaté, que funciona 24 horas, mas que tem grande demanda, principalmente após as 17h, quando todas as demais unidades de saúde fecham.
A Secretaria Municipal da Saúde também disponibilizou uma Ambulância (UTI Móvel), que ficará na UBS de prontidão para realizar o transporte dos casos considerados mais graves, os quais continuarão sendo atendidos pelos profissionais do Hospital Municipal de Ibaté.
Alerta
Nos últimos dias, a demanda de atendimentos no Hospital Municipal tem aumentado assustadoramente, sobretudo, de crianças com até 2 anos de idade, que estão sendo bastante afetadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus humano (RVH) e influenza, sem contar, os casos de Covid-19 que também continuam sendo registrados na cidade.
“Esse aumento na procura de atendimento por doenças respiratórias se dá neste período até junho. Com a abertura da UBS Jardim Cruzado acreditamos que a procura por atendimentos no Hospital Municipal tende a diminuir bastante, acelerando o tempo de espera dos pacientes por consultas”, afirmou explica a secretária municipal da Saúde.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, lembra que além de desafogar o hospital a ação amplia a disponibilidade dos serviços oferecidos pela UBS Jardim Cruzado, em horários compatíveis aos dos trabalhadores ibateenses. “As pessoas trabalham o dia inteiro e quando voltam para suas casas, as unidades de saúde de atendimento primário estão fechadas porque o atendimento vai até às 17h, restando apenas se dirigirem para o Hospital Municipal, que fica lotado. E é justamente isso que vamos trabalhar para resolver e melhorar”, finalizou Zé Parrella.