A Câmara Municipal de São Carlos elaborou seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no ano de 2022, com ampla participação dos funcionários e também da sociedade. Dentre as ações mais importantes a serem realizadas no âmbito do órgão, se inclui a melhor separação dos resíduos descartados – principalmente os recicláveis e orgânicos–, a melhora na coleta seletiva, além da diminuição na geração de alguns resíduos específicos, como garrafas e copos plásticos muito utilizados no local e que podem ser substituídos por alternativas mais sustentáveis.
Foi proposta a criação de uma Comissão que será responsável por acompanhar o processo. A próxima etapa consiste no desenvolvimento de ações de educação ambiental para que os funcionários e frequentadores da Câmara tenham maior conhecimento e envolvimento no tema, o que tornará as ações mais efetivas.
O PGRS foi uma iniciativa pioneira da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, gestão 2021-22, então composta pela vereadora Professora Neusa e pelos vereadores Djalma Nery e Robertinho Mori. O Plano foi elaborado por uma equipe especializada contratada.
Uma Consulta Pública realizada no período de 02/12/2022 a 15/02/2023 constatou o interesse da sociedade em que a Câmara dê esse bom exemplo em relação à gestão dos seus resíduos sólidos, pois esse exemplo poderá ser seguido pela sociedade como um todo e também por outros prédios públicos.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é um dos instrumentos previstos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, que propõe diretrizes para que o Brasil trate seus resíduos sólidos de uma maneira mais sustentável. O PGRS tem o objetivo de entender como ocorre a gestão dos resíduos de um determinado estabelecimento para então propor melhorias, ações e metas tendo como norte a sustentabilidade.