Estudo convida voluntários para participação


Uma pesquisa na área da Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está trabalhando com um modelo de análise experimental da gamificação. Para isso, estão sendo convidados voluntários acima de 18 anos para participação presencial no Campus São Carlos.
"Gamificação é o uso de elementos de jogos em outros contextos, seja educacional, venda de produtos, mídias sociais, entre outros", explica Alceu Regaço dos Santos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. "O objetivo da pesquisa é estudar gamificação de uma maneira experimental. Estou utilizando um procedimento de ensino já bem descrito e utilizado na literatura, e verificando o efeito de diferentes elementos de gamificação na aprendizagem dos participantes", completa o pesquisador.
"Esse estudo é importante por três motivos principais: verificar se a gamificação é vantajosa mesmo em procedimentos que já funcionam e são eficazes, abrir um caminho para se testar elementos específicos da gamificação e desenvolver um software gamificado que possa ser utilizado por outras pessoas", elenca Santos.
Pode participar qualquer pessoa acima de 18 anos. A pesquisa é presencial, no Campus São Carlos da UFSCar, totalmente computadorizada e acontece em dois dias: no primeiro, a participação dura entre 30 e 70 minutos e, no segundo dia, cerca de 15 minutos. Dúvidas podem ser esclarecidas com o pesquisador responsável pelo e-mail alceuregaco@ufscar.br ou pelo telefone (11) 99419-0099 (também WhatsApp).
A pesquisa, intitulada "Gamificação aplicada ao procedimento de Matching-to-Sample", tem orientação do professor Júlio de Rose, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 57225522.8.0000.5504).

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