A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda recebeu a visita do diretor Regional Central de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo, Ricardo Valentim Lopes. O foco do encontro foi a atuação da Secretaria por meio dos Departamentos de Empreendedorismo e do Banco do Povo e de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude e Capacitação Profissional.
“Na pauta da reunião fizemos a proposta, por meio do Departamento de Empreendedorismo e Banco do Povo, de sediar uma reunião com os 26 municípios da região central e com todos os agentes de crédito”, explicou a secretária da SMTER, Danielli Favoretto Valenti. “A ideia é juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE do Governo do Estado, propor melhorias na plataforma do Banco do Povo. Entendemos que uma maior rapidez e efetividade nas linhas de crédito, assim como o aumento dos valores liberados, são fundamentais para que possamos ampliar nossa atuação”, destacou a secretária.
“O Banco do Povo está buscando melhorias para que os agentes de crédito consigam agilizar os créditos e fazer um escalonamento de linhas de crédito para os empreendedores locais”, lembrou a Diretora do Banco do Povo – Rosângela Rodrigues dos Santos, que participou da reunião de trabalho.
Já o Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude e Capacitação Profissional alinhou as demandas dos programas Trabalho em equipe e bolsa trabalho. O Trabalho em Equipe busca melhoria para obter novos facilitadores, e tem como objetivo preparar pessoas para o mercado de trabalho, ajudando aumentar a autoestima, postura na entrevista, montar um currículo, falar de si mesmo, falar em público, sendo o primeiro emprego ou não. Bolsa Trabalho é um programa para pessoas desempregadas com vulnerabilidade social. “O último edital terminou no mês de março, sendo que, estamos pleiteando um novo edital para que a bolsa trabalho continue para o Município de São Carlos”, afirmou o Diretor Luciano Ortega.
O diretor da SDE recebeu as reivindicações, conheceu melhor os programas desenvolvidos na SMTER e assumiu o compromisso de defender a implementação das demandas recebidas. “É um trabalho feito em parceria, entre Prefeituras e Governo do Estado, fundamental para que possamos oferecer serviços cada vez melhores”, finalizou Ricardo Valentim Lopes.