Os vereadores Elton Carvalho (Republicanos) e Djalma Nery (PSOL) protocolaram na Câmara Municipal de São Carlos um pedido de audiência pública, que foi aprovado por unanimidade em plenário, para discutir as dificuldades da saúde mental na cidade de São Carlos.
Entre os principais temas em pauta, destacam-se a falta de leitos, a falta de profissionais especializados, a inexistência de um fluxo de atendimentos, falta de capacitação de profissionais no atendimento especializado, internações e algumas limitações no funcionamento de importantes dispositivos, como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e demais órgãos de apoio, serão discutidos.
Os parlamentares destacam a relevância do assunto e o seu impacto na qualidade de vida e na recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Elton e Djalma apontam que a saúde mental enfrenta sérias dificuldades e carece de providências urgentes. Eles entendem que “é preciso discutir o assunto com todos os atores sociais que estão envolvidos neste ecossistema, para diagnosticar os principais problemas e buscar soluções inteligentes, eficazes e eficientes, objetivando uma melhor qualidade de vida, apoio e suporte à pacientes da saúde mental”.