A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza neste sábado (20), o “Dia D” da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid 19, Influenza, HPV e atualização de carteirinha de vacinação em atraso.
A ação acontece na Praça São Benedito, nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) Jardim Icaraí e Jardim Cruzado II, das 8h às 17h. É necessário levar um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.
Para atualização de carteirinha em atraso, os pais ou responsáveis devem levar as crianças ou jovens às UBS’s. O profissional fará uma avaliação de quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.
A imunização com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 é destinada para toda a população acima de 18 anos. “A vacina bivalente poderá ser aplicada em quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como a Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, como esquema primário ou como dose de reforço. Além disso, deve respeitar um intervalo de quatro meses da última dose”, orienta a secretária de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza.
A vacinação contra a Influenza é para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Salezzi Fiorani, reforça a importância da dose, principalmente para os grupos prioritários. “A Influenza é uma doença que pode se agravar, podendo levar à internação e ao óbito. As pessoas mais vulneráveis, como os idosos, as gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e os portadores de doenças crônicas, precisam buscar a dose”, alerta.
No dia “Dia D” também estará disponível a vacina contra o HPV, para meninos e meninas, de 9 a 14 anos. O imunizante, é aplicado mesmo antes da adolescência porque é mais favorável que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual. “É uma vacina que tem sua eficácia comprovada, que protege contra os tipos mais prevalentes de HPV e que podem evoluir para doenças como câncer de colo de útero, câncer de pênis, câncer de ânus e câncer de boca. E os pais devem também somar à imunização orientações das demais medidas de prevenção”, concluiu Paula.