Entre os dias 23 e 25 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia a I Conferência para Trocas de Saberes sobre a Amazônia Legal. O evento terá atividades presenciais no Campus São Carlos da UFSCar e também será transmitido ao vivo. A atividade é aberta a profissionais, estudantes, pesquisadores e a todas as pessoas interessadas pela temática de todo o Brasil. As inscrições estão abertas (há descontos para inscrições de grupos de participantes) e todas as informações estão no site www.napra.org.br.
O objetivo do evento é contribuir para aquisição e difusão de conhecimentos sobre a Amazônia brasileira, desde o período pré-colonial até os desafios contemporâneos, buscando a compreensão da complexidade das temáticas que atravessam esse território, sua biodiversidade, seus povos e sua organização. A programação terá palestras teóricas e expositivas, mesa-redonda, oficinas teórico-práticas, roda de conversa e debate, comunicação científica e exposições audiovisuais e artísticas. As atividades serão conduzidas por professores, pesquisadores, artistas e ativistas de movimentos sociais de diferentes regiões do Brasil.
A Conferência também recebe resumos de trabalho para apresentação durante a programação. Interessados podem enviar seus trabalhos até 31 de maio, conforme as instruções disponíveis no link https://bit.ly/42WSwSs. As inscrições para atividades online (https://bit.ly/3M7RsnW) e presenciais (https://bit.ly/3W3xTBC) também estão abertas. O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (NAPRA) em colaboração com a Rede de Estudos Socioecônomicos e Organizacionais da Amazônia (RESOA-UFSCar) e o Centro de Culturas Indígenas (CCI), também da UFSCar.

Contexto
A Amazônia é um bioma de extrema importância para o planeta, mas essa região historicamente sofre violências contra seu ambiente e seus povos. Ainda existem muitas lacunas no conhecimento da historiografia da Amazônia e a difusão dos conhecimentos obtidos até o momento ainda é muita restrita. Nesse sentido, a Conferência será uma reunião educacional-científica de alcance nacional que buscará a promoção de intenso e produtivo debate sobre os potenciais científicos, acadêmicos, sociais e políticos das contribuições de diversos grupos de pesquisas, educadores e organizações sociais para as temáticas que envolvam a região Amazônica. 
Os temas abordados durante o evento serão relativos à historiografia da Amazônia pré-colonial, colonial e contemporânea, etnocídio, organização social, impactos biopsicossociais e ambientais das obras de infraestrutura, desafios contemporâneos e perspectivas futuras, além disso, serão abordadas ferramentas disponíveis na luta anticolonial para manutenção da floresta e seus povos.
Todas as informações sobre o evento podem ser acessadas no site napra.org.br, no Instagram (@napra.br) ou solicitadas pelo e-mail conferencias@napra.org.br.

Deixe seu Comentário