O fim de semana marcou a segunda edição do Festival de Coros de São Carlos. Referência nacional, o evento reuniu 26 corais de todo o país, e a participação de mais de 2000 pessoas, que estiveram presencialmente no evento e centenas de espectadores que puderam acompanhar de forma virtual em tempo real a todas as apresentações. “O Festival foi um sucesso, consolidando-se como um evento importante no cenário musical do Brasil. Coros de todo o país vieram para essa edição”, destacou Danielli Favoretto Valenti, secretária Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, a pasta realizou o evento, por meio do Departamento de Fomento ao Turismo.
Desde o primeiro dia o festival encantou o público, que encheu as instalações do CENACON, junto ao Hotel Nacional Inn. As apresentações de abertura cativaram o público com performances marcantes, envolvendo as vozes dos coristas. “A diversidade de estilos e repertórios apresentados trouxe uma riqueza musical única ao evento, demonstrando a qualidade artística dos coros participantes”, explicou Flávia Bombonatto, maestrina responsável pelo Festival.
Foram três dias de festival, a música coral tomou conta do CENACON e da Igreja São Benedito, locais que sediaram o evento. A organização e a infraestrutura adequada garantiram o conforto e a melhor experiência para os participantes e espectadores. “A equipe da nossa secretaria, especialmente do Departamento de Fomento ao Turismo, responsável pela organização, merece nosso reconhecimento pela dedicação e cuidado em cada detalhe”, ressaltou a secretária Danielli Favoretto Valenti.
Além de oferecer música e entretenimento, o 2º Festival de Coros São Carlos também teve um impacto positivo na economia local. Com a geração de 44 postos de trabalho diretos e dezenas de trabalhos indiretos, o evento movimentou a cidade, impulsionando o comércio, hotéis e serviços relacionados ao turismo. “Essa sinergia entre cultura e economia fortalece São Carlos como um polo de eventos e destaca a importância de investir em iniciativas culturais”, lembrou a secretária. O secretário adjunto, Luís Antônio Marcon Garmendia, destacou a importância do Festival no trabalho de promoção da cidade, junto à região e mesmo outros estados. “Atividades como o Festival de Coros despertam o interesse pela cidade, geram novas oportunidades, integram o trabalho que fazemos pelo estabelecimento de São Carlos como um polo de turismo e cultura”, ressaltou Garmendia