40 participantes conheceram atividades da ETE, ETA e o trabalho de educação ambiental da autarquia.


Dentro da Semana do Meio Ambiente, a Fundação Educacional São Carlos (FESC) proporcionou, nesta terça-feira, 06/06, uma visita de 40 alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) a Estação de Tratamento de Esgoto Monjolinho (ETE), administrada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE). Todos tiveram a chance de conhecer, através de palestra, vídeo, apresentação de maquetes e passeio com óculos de realidade virtual, as diversas etapas que envolvem o processo de coleta e tratamento do esgoto, além das atividades desenvolvidas pela equipe de educação ambiental do SAAE que buscam despertar na comunidade novas posturas, práticas e hábitos em relação ao uso consciente da água e respeito ao córregos, rios e bacias hidrográficas.

“Agradeço muito a ETE, ao SAAE e ao presidente Mariel Olmo pela abertura desta oportunidade aos nossos alunos nessa semana importante para todo o planeta. É fundamental o esforço feito pela autarquia e seus funcionários para difundir os comportamentos e compromissos adequados diante do meio ambiente. Além disso, é uma satisfação pessoal enorme estar aqui, hoje, por um motivo muito especial”, disse Eduardo Cotrim, diretor-presidente da FESC, que também já foi presidente do SAAE e que, há exatos 11 anos, entregava a segunda etapa (obras complementares) da ETE. 

‘CONTRA O DESPERDÍCIO, EM FAVOR DO RESPEITO’ - O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, salientou que todas as visitas, em qualquer época, são extremamente importantes. “Quando um único morador de São Carlos conhece o nosso trabalho, já é fantástico. Quando vários conhecem ao mesmo tempo, é extraordinário. E nosso papel é este também: dia a dia divulgar as ações que envolvem o cuidado com a água e com o esgoto na cidade e ajudar na criação de uma nova consciência contra o desperdício e em favor do respeito”.

Edson Ferraz, vice-prefeito de São Carlos, disse que não há como falar de meio ambiente se não for de modo conjunto. “A sustentabilidade exige o nosso compromisso dentro de casa, na escola, na universidade, na comunidade em geral. O poder público tem que fazer a parte dele, mas todos nós precisamos contribuir com ações corretas e concretas na nossa relação com o lixo, com os mananciais, com os rios, com a água, etc. E atividades como esta de hoje são necessárias para isso”. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, destacou a importância e o significado da autarquia neste contexto e nesta direção. “O SAAE é um patrimônio que nós temos que preservar com muita coragem e extrema firmeza. Por tudo o que fez, faz e ainda pode fazer. Na pessoa do atual presidente, Mariel Olmo, quero parabenizar também todos os ex-presidentes pelo trabalho grandioso que desempenharam, além de todos os servidores”.

 Nino Mengatti, secretário municipal do Meio Ambiente, elogiou a parceria entre a FESC e o SAAE. “Temos  conquistado  ações importantes com o SAAE, principalmente na área de educação ambiental com as visitas na ETA e ETE. Essa obra da ETE marca um momento histórico para São Carlos e precisamos, cada vez mais, difundir todo o trabalho de excelência que nasceu e brota nesse ambiente, dia após dia”. Também estiveram presentes, o secretário municipal de Relações Legislativas e Institucionais, Fernando Henrique da Silva Carvalho, o secretário de Comunicação, Leandro Severo, o diretor do Procon, André Di Salvo, o ex-presidente do SAAE, André Fiorentino, o superintendente de Projetos e Operações do SAAE, José Maria Cândido, o chefe de gabinete do SAAE, José Augusto Santana,  a gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE, Dra. Leila Patrizzi, além dos vereadores que compõem a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, Djalma Nery, professora Neusa e Fabio Zanchin.

Deixe seu Comentário