Quem nunca foi fazer compras e encontrou as gôndolas do supermercado vazias ou sem aquele produto que você sempre compra? Um estudo realizado pela plataforma de inteligência de dados Mob2Con mostrou que o dia em que as prateleiras dos supermercados estão mais cheias é no sábado.

O levantamento levou em conta a chamada ruptura operacional no varejo, que é quando o produto se encontra no estoque da loja, mas ainda não está presente na gôndola.

O CEO da empresa, Carlos Wayand, explica que aos sábados as prateleiras estão mais abastecidas para que os clientes não se frustrem na hora da compra. O pior dia nesse sentido é a segunda-feira.

“Enquanto os clientes aproveitam o final de semana para ir ao supermercado realizar as compras, o abastecimento das gôndolas acaba comprometido devido às folgas dos funcionários, principalmente aos domingos. Assim, o maior impacto na ruptura acaba ficando para a segunda-feira, pois é impossível recuperar a loja logo pela manhã, já que este é um processo que normalmente toma o dia todo”, explica.

De acordo com o estudo, que levou em consideração informações coletadas nos últimos 12 meses, a ruptura operacional ocorre com maior frequência no primeiro dia útil da semana (21,10%). Em seguida, aparecem a terça-feira (17,79%), o domingo (16,35%) e a quarta-feira (16%). Já, quinta-feira, sexta-feira e sábado apresentam os menores índices com, respectivamente, 15,70%, 12,74% e 10,25%.

 

 

BRUNO PAVAN / ISTOÉ DINHEIRO

Deixe seu Comentário