O secretário municipal de Segurança Pública de São Carlos, Samir Gardini, participou nesta quinta-feira (15/06) e na sexta-feira (16/06), no auditório do INC – Polícia Federal, em Brasília/DF, do Encontro Nacional de Usuários RedeMAIS 2023, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o compartilhamento de conhecimento e experiências associadas ao uso das tecnologias disponibilizadas às instituições e usuários da RedeMAIS nas atividades de monitoramento e combate aos crimes ambientais e outros ilícitos, além de outras aplicações de interesse público.
O evento contou com a participação de Ministros de Estado, secretários e diretores de órgãos de segurança pública e meio ambiente estaduais e federais, pesquisadores, professores, gestores, especialistas e usuários de dados, serviços e tecnologias geoespaciais.
A RedeMAIS é um importante resultado de impacto decorrente da implantação do Programa Brasil MAIS (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sendo o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do país, com um conteúdo de informações atualizadas e de alta precisão de todo o território brasileiro.
São Carlos aderiu à RedeMAIS por meio do Termo de Adesão Nº 65/2021, publicado no Diário Oficial da União em 24 de dezembro de 2021. “Entendemos ser importante para nós a adesão ao programa, uma vez que o objetivo é estruturar o ambiente matricial de cooperação e de compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados, entre seus integrantes que são instituições, órgãos e entidades públicas da área de segurança pública das esferas federal, estadual, distrital e municipal para promover a multiplicação de conhecimento, a pesquisa, o treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos”, explica Samir Gardini, secretário municipal de Segurança Pública, lembrando que a Guarda Municipal já está interligada ao Detecta, maior Big Data da América Latina, ao Fotocrim que é o banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas e aderiu também a RedeMAIS.
A adesão à RedeMAIS permite que o aderente utilize plataformas e serviços de acesso a imagens, a dados geoespaciais, a dados estruturados e a dados não estruturados, provenientes do próprio MJSP, de instituições parceiras ou de contratações. São imagens de alta resolução e alertas diários voltadas, nesse momento, para o meio ambiente, mas que são utilizadas e se destacam, cada vez mais, nas questões de segurança pública.
A RedeMAIS já conta com a adesão de um número significativo de órgãos públicos, que crescem em um ritmo sem precedentes, sendo composta atualmente por mais de 290 instituições e mais de 36.000 usuários. Novos participantes surgem a cada dia por meio da adesão ao Programa.
Por meio de um processo claro e transparente, com suporte dedicado, todos os órgãos públicos do Brasil que tenham interesse de fazer parte da RedeMAIS são atendidos e podem acessar as imagens diárias de alta resolução da Planet e os alertas de detecção de mudanças gerados pela SCCON via Plataforma web integrada, simples e intuitiva.
POLITÍCA
17/06/2023 07H42