Portal permite simulações de realidade através de textos, imagens e sons


A UFSCar lançou em maio o Portal de Narrativas Interativas, uma página que permite acesso a diversas simulações de realidade através de textos, imagens e sons. O conteúdo pode ser acessado gratuitamente em http://narrativas-interativas.ufscar.br, por meio de qualquer navegador web e dispositivo (celular, tablets e computadores).
"A imersão em uma narrativa interativa em primeira pessoa pode ser feita a partir de um livro-jogo, ou aventura solo, uma obra de ficção textual, que permite que o leitor participe da história, fazendo escolhas eficazes. Essa forma de entretenimento surgiu na década de 1960, quando diversos autores europeus lançaram livros nesse estilo", destaca o professor Leonardo Andrade, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e orientador do projeto.
"Este portal traz narrativas interativas ficcionais produzidas por alunos do curso de bacharelado em Imagem e Som da UFSCar, ensaios interativos da disciplina ‘Introdução à Hipermídia’, além de produtos de pesquisas do Grupo de Estudos de Narrativas Emergentes (GENE), no sentido de contribuir para a formação de futuros produtores audiovisuais que podem trabalhar dentro do universo interativo digital", explica o docente.

Acesso
Na disciplina "Introdução à Hipermídia", ministrada no segundo semestre de 2022, foi abordada a metodologia de criação de narrativas interativas e as tecnologias de web, e foi no contexto dessa disciplina que o portal foi criado.
O portal, assim como as narrativas interativas, possui responsividade a diferentes plataformas (como celulares, tablets e desktops). Ele apresenta em sua tela um seletor de imagens em carrossel. Se uma imagem é clicada, ela apresenta um resumo e um botão que permite jogá-la. No canto inferior direito, aparece um botão flutuante que se abre em três possibilidades ("o que são", "arquivos" e "créditos"). O conteúdo será atualizado com futuras produções dos estudantes e integrantes do GENE. "Importante ressaltar que o modelo apresentado consiste em jogos onde não existe aleatoriedade envolvida, apenas decisões por parte do jogador determinam o fluxo narrativo", completa Andrade.
A iniciativa contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e da Secretaria Geral de Informática (SIn), todos da UFSCar.

No Portal de Narrativas Interativas (http://narrativas-interativas.ufscar.br) já podem ser acessadas as seguintes produções:
"A Família Honrin", por Ana Catarina Molinari Carvalho Fernandes
"Além das Águas de Inishmore", por Gabriel Ritter
"Assim Nasce o Passado", por Samuel Malaquias Carvalho
"Broadway", por Leonardo Luiz Frederico Patracão
"Destronado", por Nicole Brajão Gomes
"Dilúculo", por Alisson Lauro Nunes
"Grúmzuliiez, o Magoblin", por Antônio Mendes Fernandes
"Jogo Te Amo", por Laura Penalva
"Luz Noceda e as Ilhas Escaldantes", por Isabella da Costa Brêtas Gentilini
"O Reino de Malvidele", por Marina Eduarda
"O Torneio", por Cecília Almeida de Figueiredo
"Ordem do Amanhã", por Gabriel de Souza Casari
"Um Dia de Serena", por Ana Vitoria de Araujo Silva
"Zara SuperPop", por Victória Ribeiro de Oliveira

Deixe seu Comentário