Os vereadores Marquinho Amaral, presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Lucão Fernandes e Bruno Zancheta propuseram uma emenda que altera a lei do Programa Dinheiro Direto na Escola Municipal (PDDEM), garantindo a destinação de verbas para as “salas de recurso”, ambientes especialmente equipados para atender alunos com necessidades educacionais especiais, como deficiências físicas ou intelectuais.
De acordo com a nova redação da lei, publicada no Diário Oficial de quinta-feira (22), fica destinado o valor de R$3 mil, voltado à Educação Especial, como parte integrante ao PDDEM, às escolas que possuam salas de recurso.
“A inclusão de todos os alunos no ambiente escolar é um direito fundamental e deve ser garantido por todas as instituições de ensino. É importante que as escolas criem um ambiente acolhedor e seguro para todos os alunos, independentemente de suas diferenças”, destacou Marquinho Amaral.
O vereador Lucão explicou que nessas salas os professores podem oferecer recursos, estratégias e acompanhamento individualizados. “É importante que as escolas disponibilizem essa estrutura e que os profissionais estejam capacitados para atuar nesse ambiente, respeitando as particularidades de cada aluno e trabalhando em conjunto com a família”, complementou.
Agradecendo a todos os vereadores pela aprovação unânime da emenda, o vereador Bruno Zancheta afirmou que a alteração ao PDDEM ficará para a história da cidade como mais um incentivo e mais um aporte de recurso voltado para a educação especial. “Sou secretário da Comissão de Educação na Câmara e essa é uma das pautas que eu tenho trazido desde o início do meu mandato, a inclusão, a acessibilidade e, principalmente, a destinação de mais recursos para a educação especial”, declarou.