A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, concluiu os eventos preparatórios para a XIV Conferência Municipal de Assistência Social “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, realizando pré-conferências e ouvindo as demandas dos usuários, trabalhadores e gestores dos serviços de assistência social do município.
Ao longo de duas semanas, 15 Conferências Livres movimentaram espaços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência, Centro-Afro, FESC e entidades do terceiro setor, angariando propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal para debate e possível aplicação no município ou encaminhadas para órgãos estaduais e federais.
Neste período, a organização registrou 532 participações nas pré-conferências, sendo 329 participações de usuários dos serviços, 78 participações de trabalhadores da rede direta e indireta em assistência social, 23 participações de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, 52 participações de representantes da gestão vinculados à Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e outras 50 participações de pessoas interessadas na política de assistência social – como conselhos, Defensoria Pública, associações de moradores, universidades, etc –.
Além disso, pela primeira vez, foi realizada a pré-conferência dos grupos indígenas. Esta etapa contou com 63 participações – inseridas como participações de usuários dos serviços – e aconteceu de maneira inédita em 15 anos da presença destes povos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Célia Maria Carlos da Costa, convocou a população a participar da Conferência. “Realizamos as Conferência Livres entre os dias 12 e 23 de junho e, agora, contamos com a participação de todos na XIV Conferência Municipal de Assistência Social”, disse Célia.
A Conferência Municipal de Assistência Social acontece na quarta-feira (05/07), a partir das 8h, no auditório do Paço Municipal (Rua Episcopal, 1575 – Centro).