A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Obras Públicas, iniciou na última terça-feira (27/06), a duplicação da avenida Drº Heitor José Reali, no cruzamento entre a avenida Faber e a rotatória da Cardinalli, um investimento de R$ 1 milhão com recursos próprios do município.
“A obra deve ser finalizada em 15 dias e vai duplicar a avenida Drº Heitor José Reali no cruzamento da avenida Faber com Santa Gertrudes, resolvendo o viário dessa região, um cruzamento que já registrou vários acidentes. É um trecho de 300 metros que faltava para chegar da avenida Faber até a Getúlio Vargas”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, João Muller.
Nesta região, local que concentra um grande número de trabalhadores do Distrito Industrial, também será construída uma rotatória na avenida Faber, dispositivo viário para garantir acesso seguro aos condutores de veículos e pedestres. O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
Vale ressaltar, ainda, que a Prefeitura já fez a ligação da rua Santa Gertrudes até a Praça Itália (2,2 km) e a terceira etapa de obras viárias será a extensão da avenida Heitor José Reali, transpondo a linha férrea e a avenida Morumbi, chegando ao bairro Jardim Cruzeiro do Sul, obra que será feita pela Rumo Malha Paulista, um investimento superior a R$ 50 milhões nesta região.
“As intervenções realizadas no Parque São José irão contribuir significativamente para desafogar o acesso à avenida São Carlos e a Praça Itália”, finaliza Muller, lembrando que futuramente, quando todas as obras estiverem concluídas, incluindo a de reponsabilidade da Rumo, a cidade vai ter uma importante rota para região sul, com rapidez para o deslocamento em direção aos bairros Novo Mundo, Cidade Aracy e até mesmo ao Broa.
Netto Donato, secretário de Governo, garante que a orientação do prefeito Airton Garcia é para que todos os recursos sejam investidos em obras para melhorar o dia a dia da população. “Com recursos próprios e também ajuda do Governo Federal, por meio de outorga onerosa imposta a concessionária Rumo, o governo do prefeito Airton Garcia vai deixando sua marca com avanço na melhoria do sistema viário do município”, finaliza Netto.
A intenção é que após a finalização da obra da Rumo na avenida Morumbi, os veículos que hoje passam pela Praça Itália por trás da Escola Estadual Jesuíno de Arruda para pegar a avenida Morumbi, possam vir direto pela rua Santa Gertrudes ou subir a avenida Getúlio Vargas acessando direto a avenida Heitor José Reali.