Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 5 de julho


As relações entre a Música e as outras áreas do conhecimento são históricas e é reconhecida a importância da música na Educação. Nessa perspectiva, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está ofertando o projeto intitulado "O som e o tom: diálogo entre Música e Ciência", que buscará explorar a transdisplinaridade da música no ensino de conceitos científicos da Matemática, Física e Biologia. Serão cinco oficinas, entre os meses de junho e agosto, enfocando, por exemplo, as relações harmônicas na constituição e exploração da matéria, a natureza quântica de uma nota musical e o ruído na investigação do macro e do microcosmo.
As atividades serão remotas e presenciais, fundamentadas em metodologias ativas, com discussões a partir da construção e manipulação de instrumentos de baixo custo, da criação e da apreciação musical. As oficinas têm como foco principal a instrumentalização de licenciandos em Ciências e educadores em geral, mas é aberta a todo o público interessado. Haverá atendimento presencial nos campi São Carlos e/ou Sorocaba, com datas e locais a serem definidos em função da disponibilidade dos participantes e da equipe. As pessoas interessadas devem realizar inscrição até 5 de julho, neste formulário online (bit.ly/3Xsp3hA). Há 20 vagas disponíveis que serão preenchidas por ordem de inscrição.
Mais informações pelos e-mails corinne@ufscar.br e paulo44@estudante.ufscar.br. As atividades são coordenadas pela professora Corinne Arrouvel, do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.

Deixe seu Comentário