A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Ambulatório de Feridas e Ostomias, criado em novembro de 2022 e que atendia na UBS do Parque Delta, agora funciona no Centro Municipal de Especialidades (CEME).
O Ambulatório de Feridas e Ostomias atende pacientes referenciados pelas unidades básicas e de saúde da família que desenvolveram feridas complexas em decorrência de outras doenças, como diabetes, tabagismo, hipertensão, obesidade, hanseníase ou algum problema vascular e pacientes portadores de ostomias (abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal) que utilizam bolsa de colostomia.
Os profissionais do Ambulatório trabalham com dois tratamentos específicos no caso das feridas: ozonioterapia e laserterapia. A ozonioterapia tem como objetivo melhorar a oxigenação dos tecidos e também fortalecer o sistema imunológico por meio de mecanismos celulares em resposta a um estresse oxidativo. Portanto, a ozonioterapia aplicada melhora a circulação, a oxigenação sanguínea e aumentar as ações anti-inflamatórias e antissépticas. Já a laserterapia é um tratamento com luz laser de baixa potência que tem a função de bioestimular as células danificadas do corpo para reparação de tecidos. A laserterapia tem efeito analgésico (alívio da dor), cicatrizante e atua na modulação da inflamação.
De acordo com a supervisora do Ambulatório, Alessandra Cristina Delfino Bueno, hoje a unidade atende 15 pacientes referenciados pela atenção básica. “Parte desses pacientes tem problemas antigos, alguns com feridas complexas e que precisam de tratamento especial para evitar uma possível amputação”, explica a enfermeira.
Já os pacientes ostomizados não precisam ser referenciados pelas unidades de saúde, podendo procurar o ambulatório logo após o processo cirúrgico. “Inicialmente fazemos uma avaliação do paciente para sabermos qual o melhor equipamento para ele, além de fornecemos todos os insumos como pasta, pó e cinto para fixação da bolsa. Orientamos para que ele possa ter autonomia para trocar a bolsa em sua residência e também para que ele tenha a mesma qualidade de vida de antes do uso do equipamento”, finaliza Alessandra Cristina Delfino Bueno.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza treinamento e formações específicas para avaliação de feridas e o como fazer o atendimento inicial desses casos nas unidades de saúde.
O Ambulatório de Feridas e Ostomias funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, no Centro Municipal de Especialidades (CEME), localizado na rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel.

Deixe seu Comentário