A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de exames e plantão de vacinação no último sábado (01/07) e domingo (02/07). As medidas visam, respectivamente reduzir as filas de espera do município e aumentar a cobertura vacinal. 

De um total de 434 eletrocardiogramas agendados, 300 pessoas compareceram e efetuaram o exame, enquanto, para os casos de nasofibroscopia e laringoscopia, 46 exames foram feitos de 66 agendados.

Já a imunização contra COVID-19 e influenza (gripe) aconteceu no Centro Municipal de Especialidades (CEME) e no Centro Municipal de Atividades Equestres “Vereador Paraná”. Foram 213 doses aplicadas contra a gripe e 203 contra a COVID-19, gerando um total de 416 vacinas utilizadas.

Durante a semana, a vacinação continua normalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), das 7h30 às 16h30, bastando o munícipe levar a carteira de vacinação, documento com foto e CPF para se imunizar.

Já com relação ao mutirão de exames, o CEME recebeu pacientes que aguardavam pelos procedimentos de nasofibroscopia, laringoscopia e eletrocardiograma pertencentes às UBS’s Cidade Aracy, São José e Vila Nery e às USF’s Água Vermelha, Antenor Garcia, Astolpho Luiz do Prado, Itamaraty, Jardim Munique, Jardim Zavaglia, Santa Eudóxia, São Carlos VIII e São Rafael. 

O secretário de Governo, Netto Donato, juntamente com a secretária adjunta de Saúde, Luciana Caldeira e a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), esteve neste domingo (02/07) no CEME para acompanhar o mutirão de exames. “Estes exames, que estão sendo realizados aqui no CEME, visam aliviar a demanda que existe sobre algumas especialidades. Buscamos recursos dentro do próprio orçamento da pasta e vamos intensificar o mutirão ao longo desse mês. É uma ação muito positiva, pois sabemos que a saúde não marca hora e as pessoas precisam do atendimento", afirmou Netto.

Crislaine Mestre, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, confirmou a realização de novos exames. “A Secretaria Municipal de Saúde realizará mutirões destes exames para os outros núcleos de saúde da cidade, com as próprias equipes avisando os pacientes por telefone e orientando-os quanto ao preparo para cada um dos procedimentos”, finaliza a diretora.

Contabilizando os dois últimos mutirões de exames, já foram agendados 717 eletrocardiogramas, dos 1.460 prescritos, porém realizados 569, já que 351 pacientes confirmaram, mas no dia não compareceram.

Deixe seu Comentário