Intervenção começou pela região de São José do Rio Preto e depois abrangerá todo o trecho da concessionária

 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP - A recuperação do pavimento nas rodovias que compõem o trecho da EcoNoroeste continua em ritmo acelerado. Até o momento, 5 mil toneladas de asfalto foram utilizadas nos 40 quilômetros já recuperados entre os KMs 424 e 454 e a alça de acesso da SP 320 para a SP 310.

No total, 100 trabalhadores, divididos em três equipes, estão atuando nessas obras da região. As melhorias começaram há cerca de 20 dias entre São José do Rio Preto e Mirassol e estão sendo realizadas no período noturno para garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego, evitando transtornos aos usuários. Nas próximas semanas, as intervenções começarão entre São Carlos e Araraquara seguindo, posteriormente, para Matão e Catanduva.

O objetivo é estabelecer melhores condições de tráfego nos 442 quilômetros que passaram a ser administrados pela EcoNoroeste há dois meses. “Esse trabalho de recuperação faz parte do nosso Plano de Adequação Inicial, que serão finalizadas até novembro deste ano”, explicou Giuliano Gazabim, gerente de Engenharia da EcoNoroeste. Nesse período, estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões nos serviços de pavimento.

Para garantir que os trabalhos sejam assertivos, a equipe de engenharia da concessionária realizou um diagnóstico detalhado do pavimento, que teve sua situação agravada por um longo período de chuvas. Paralelamente às obras de recuperação, equipes da concessionária têm atuado em reparos pontuais em pavimento em todo o trecho (tapa-buraco), além de poda de vegetação, substituição de placas, recuperação e limpeza de drenagens.

 

Obras previstas

Os projetos preparatórios para as grandes melhorias também já estão em desenvolvimento e previstos para serem iniciados nos próximos anos. Serão 123 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de faixas adicionais, além da implantação e/ou adequação de 26 quilômetros de vias marginais nos trechos urbanos, uma demanda antiga das populações de São José do Rio Preto e São Carlos. Também serão construídos 75 quilômetros de ciclovias e implantadas ou adequadas 42 passarelas. Outro importante investimento beneficia diretamente os usuários de caminhões, que representam 65% do tráfego no trecho: três Pontos de Parada e Descanso – um novo e outros dois ampliados – em locais estratégicos para que esses profissionais façam uma pausa segura em suas jornadas.

 

Infraestrutura Operacional

A EcoNoroeste também possibilitou a ampliação da estrutura de suporte na rodovia com 13 postos de serviço de atendimento ao usuário; 45 viaturas para socorro nas rodovias, entre guinchos, ambulâncias, veículos de inspeção e outros. A concessionária também ampliará para 300 o número de câmeras de monitoramento nas rodovias e construirá novas bases para a Polícia Militar Rodoviária.

Deixe seu Comentário