A ação prendeu cinco homens; os entorpecentes seriam levados para abastecer pontos de vendas na Baixada Santista e regiões litorâneas


Policiais da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), da Deic de Santos, prenderam em flagrante na quinta-feira (27) cinco homens, com idades entre 23 e 37 anos, flagrados com cerca de uma tonelada de maconha em um galpão no bairro Parque das Nações, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Os entorpecentes seriam levados para abastecer pontos de venda de drogas na Baixada Santista e nas regiões litorâneas.

As prisões foram realizadas depois de um trabalho de investigação que vinha sendo desenvolvido pela equipe para combater o esquema que abastece os pontos de tráfico de drogas no litoral sul. Foi apurado que suspeitos estariam transportando drogas em três veículos vindos do interior, sendo dois veículos de passeio e uma caminhonete.

Os veículos foram localizados na Rua Luiz Carlos Sigrist, em Indaiatuba, em uma espécie de galpão. Com a viatura descaracterizada, os agentes se aproximaram do portão e viram pela abertura uma pilha de tijolos envoltos por uma fita preta.

Ao entrar no local, os policiais encontraram quatro suspeitos e foram informados por um deles que a garagem era utilizada para comércio de sacos de carvão. No entanto, após vistoriarem, foram encontrados 1.380 tijolos de maconha, que pesaram 960 quilos de droga.

Além dos entorpecentes, foram apreendidos os veículos utilizados no transporte da droga, sete celulares e uma balança de precisão.

Um outro suspeito, de 26, que havia descido da caminhonete e ficado em um estabelecimento em frente ao galpão também foi abordado. Ele atuava como “olheiro”, ou seja, era o responsável por avisar os outros homens sobre a presença de policiais no local.

Os cinco envolvidos no esquema foram presos em flagrante por tráfico de drogas, associação e colaboração ao tráfico. O caso foi registrado na 2ª de Entorpecentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).


Produtividade Policial

O trabalho das forças policiais possibilitou um aumento da produtividade de Santos. No município houve a detenção de 1.063 pessoas no primeiro semestre de 2023, 43% a mais do que as prisões e apreensões realizadas no mesmo período do ano passado, que terminou com 475 detidos. 

O número de armas de fogo retiradas das ruas subiu 6%, passando de 69 para 73 no comparativo dos últimos seis meses. No período, os policiais ainda 182 veículos com queixas de roubo ou furto, crescimento de 59% em relação aos mesmos meses do passado, quando apenas 115 carros foram devolvidos aos donos. 

Até junho, foram instaurados 2.089 inquéritos policiais, 16% a mais do que os 1802 crimes investigados pela polícia no mesmo período de 2022.

Os resultados positivos no município são resultado dos esforços e dos investimentos constantes dos agentes da segurança pública. Isso porque neste ano foram entregues 112 pistolas 9mm para as delegacias seccionais que compõem o Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 6 (Deinter-6), que inclui a cidade de Santos. Além disso, também foi entregue ao Grupo de Operações Especiais (GOE) 13 fuzis.

Deixe seu Comentário