A Secretaria Municipal de Saúde irá seguir novamente a orientação do Governo do Estado, prorrogando, portanto, a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) até o próximo dia 31 de agosto, aumentando o período para que a população possa se imunizar.
O município disponibiliza a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), sempre aos dias úteis, das 7h30 às 16h30.
Estão habilitadas a se imunizar as pessoas com seis meses ou mais de idade – crianças, adolescentes, adultos e idosos –, que deverão levar documento com foto, CPF e carteira de vacinação a uma das unidades de saúde para se vacinar.
Até o momento foram aplicadas 71.954 doses contra a influenza em São Carlos, o que corresponde a uma cobertura de 52,01 dos grupos prioritários, sendo que as gestantes atingiram 44,57%, os idosos 55,55%, as puérperas 50,72%, os trabalhadores na saúde contabilizam 65,47%, os professores 59,42% e as crianças somente 33,78%. A população alvo é de 101.723 pessoas.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins disse que apesar do índice ter aumentado, ainda está distante da meta de cobertura que é de 90%. “É uma vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado”, ressalta a diretora.
O Governo de SP possui o site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/ que reúne as cem dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Um espaço com informações claras para desmistificar fake news com relação a imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.
SAÚDE
02/08/2023 08H36