O Teatro Estadual de Araras, equipamento vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, receberá em agosto eventos artísticos de diversas linguagens, com destaque para espetáculo de bonecos “Aquela Casa”.
No dia 10 de agosto, Renato Albani sobe ao palco com o espetáculo "Assim Caminha a Humanidade", que relata os anos 1990/2000 e utiliza referências de programas de TV e desenhos animados da época.
Em única apresentação, no dia 12 de agosto, a peça "Stronger – A Mais Forte", com a atriz Dani Guedes, expõe dramas reais de pessoas com deficiência. A peça mostra que os obstáculos dessa população não impedem que sonhos sejam realizados; a peça é baseada em texto do dramaturgo sueco August Strindberg.
"Aquela Casa", da companhia BuZum!, promete agitar a criançada com muito suspense. A peça é apresentada em sete sessões no dia 13 de agosto, todas acontecem dentro de um ônibus na frente do teatro. O espetáculo infantil de bonecos explora a cultura popular brasileira com uma abordagem totalmente sustentável.
Para finalizar o mês, no dia 27 de agosto a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes realizará o Concerto Sinfônico, em homenagem ao centenário do falecimento do Dr. Luiz Narciso Gomes, ex-prefeito de Araras.
Mais informações, acesse o site do Teatro - https://
Confira a programação completa abaixo:
Renato Albani em Assim Caminha a Humanidade
Stand-Up
10 de agosto
Renato Albani em seu quarto show, relata os anos 1990/2000 e utiliza suas referências com programas de TV, desenhos animados, amigos/ histórias da infância e relacionamento familiar entre pais e filhos . A plateia se identifica imediatamente com os textos, que são objetivos e trazem muito riso e diversão.
Serviço:
Renato Albani em “Assim Caminha a Humanidade”
Data: 10 de agosto, quinta-feira, 19h e 21h
Ingressos: Inteira: R$ 100,00 Meia-entrada: R$ 50,00
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 16 anos
––––––––––––––––––––––––––––––
Stronger – A Mais Forte
Teatro
12 de agosto
Numa noite fria de Natal, duas mulheres medem forças que vão além dos segredos e angústias. A ação ocorre numa Nova Iorque dos anos 1950, um período em que as aflições femininas eram invisíveis. Em Stronger - A Mais Forte, a força e a fragilidade se enfrentam. Este é o primeiro trabalho da Companhia Teatro Raro (outrora Cena Urbana), que visa a inclusão de PCDs e pessoas com doenças invisíveis na cena teatral brasileira.
Ficha Técnica
Elenco: Dani Guedes e Maria Clara Haro
Direção: Ricardo Leitte
Texto: August Strindberg
Adaptação: Ricardo Leitte
Produção: Dani Guedes, Maria Clara Haro e Guilherme Gila.
Técnico de Luz e Som: Fernando Pereira
Marketing e Assessoria: Guilherme Gila
Serviço:
Stronger – A Mais Forte
Data: 12 de agosto, sábado, 19h
Ingressos: Entrada gratuita
––––––––––––––––––––––––––––––
Aquela Casa - BuZum!
Infantil
13 de agosto
“Aquela Casa” é o primeiro espetáculo da BuZum! que explora o universo do suspense para crianças. Uma casa na cidade, diferente das demais é considerada estranha pelos vizinhos, que também acham sua moradora, Olga, estranha. Laura e Jorge, duas crianças fazem uma aposta para ver quem tem coragem de bater à porta da casa “estranha”. Mas quando Laura entra na casa ela descobre as maravilhas que Olga é capaz de fazer com o que encontra na rua e percebe que a casa é muito divertida e sustentável!
Ficha Técnica
Concepção: Lívia Simardi, Mari Gutierrez
Texto: Lívia Simardi, Mari Gutierrez
Direção: Lívia Simardi
Elenco: Andressa Ferreira, Carolina Portela, Danilo Lima, David Casanova, Livia Simardi, Maggie Abreu, Priscila Maria, Rafael Francisco, Raquel Rosa, Thais Morais
Trilha sonora: César Maluf
Letra das músicas: Carolina Portella e Rafael Francisco
Criação de cenário: Beto Andreetta e Dino Soto
Criação e confecção de bonecos: Rubinho Louzada
Direção de produção: Mari Gutierrez
Coordenação de produção: Aldo Andreetta
Produção executiva: Paloma Alves
Assistente de Produção : Fernanda Rocha
Produção de campo: Aldo Andreetta
Técnicos de som e luz: Régis da Silva
Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira
Direção administrativa: Jackson Íris
Assistente financeiro: Vania Rodrigues
Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
Realização: BuZum!
Serviço:
Aquela Casa - BuZum!
Data: 13 de agosto, domingo, às 10h, 10h40, 11h20, 12h, 14h, 14h40 e 15h20
Ingressos: Gratuito
Duração: 20 minutos
Classificação etária: Livre
––––––––––––––––––––––––––––––
Concerto Sinfônico - Orquestra Sinfônica Carlos Gomes
Orquestra
27 de agosto
Concerto Sinfônico homenageando o Centenário do falecimento do Dr. Luiz Narciso Gomes. No programa obras de Lully, Beethoven, Bizet, M. Ippolitov Ivanov, Denza, entre outros.
Ficha técnica: A orquestra é formada por 60 músicos: cordas, madeiras, metais, percussão e um teclado ou piano.
Serviço:
Concerto Sinfônico - Orquestra Sinfônica Carlos Gomes
Data: 27 de agosto, domingo, 16h
Ingressos: Gratuito
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre
Local: Teatro Maestro Francisco Paulo Russo - Endereço: Av. Dona Renata, 401 - Vila Pastorello, Araras - SP
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas para a difusão cultural no estado, do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Sérgio Cardoso Digital e do Teatro Estadual de Araras, além do Mundo do Circo SP. A organização trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Sobre o Teatro Estadual de Araras
Inaugurado em 1991, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com 466 lugares no auditório principal e 126 lugares no auditório menor, localizado no subsolo. Em 2006 o equipamento foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (COMPHAC) .
De 1995 a 2005, o Teatro foi equipado com todas as instalações necessárias para os mais diversos eventos de manifestação cultural local, nacional e internacional. A partir de 2004, passou a ser administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte.