O Dia do Folclore é celebrado neste dia 22 de agosto, mas desde o início do mês a Rede Municipal de Ensino de Ibaté, desenvolveu atividades com os alunos sobre o tema.

Em todas as escolas municipais os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de forma lúdica, algumas brincadeiras que os pais brincavam na infância, como peteca, barangandã, telefone sem fio, amarelinha, nunca três entre outras, e que não são mais praticadas pelos alunos fora do ambiente escolar, seja por falta de espaço, por causa das novas tecnologias entre outros fatores. 

Os professores trabalharam sobre a origem e algumas curiosidades sobre o Folclore de forma interdisciplinar, com o objetivo de tornar o aprendizado mais atrativo e proveitoso para os alunos.

A programação incluiu contação de histórias, dança, teatro e brincadeiras, envolvendo alunos e profissionais da Educação. “Os profissionais da rede de educação vêm se destacando desde o início do ano letivo em todos os projetos realizados, assim como em datas comemorativas. Estou muito orgulhosa da equipe que não mede esforços para levar arte até os nossos alunos”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Danielle Chaves.

“O folclore é o resultado dos costumes, lendas, festas e crendices que constituem a cultura de um povo. Estudar o folclore é estudar a nós mesmos, àquilo que faz parte das raízes culturais às quais estamos inseridos socialmente. A Arte nos possibilita, em suas diversas linguagens, explorar e manter viva a memória cultural, a partir da valorização do imaginário popular”, destacou a secretária de Educação, completando que ações como estas desenvolvidas na escola mantêm viva a tradição e trazem à tona o sentimento de pertencimento pelas culturas regionais.

Folclore
O Folclore é comumente entendido como um conjunto de práticas e saberes de determinado povo, transmitido de geração para geração. Essa definição está correta, mas quando observamos a história da origem do termo “folklore”, ela fica ainda mais precisa.

Folclore é uma palavra que deriva do termo inglês folklore, que une os radicais “folk”, que significa povo, e “lore”, que significa instrução, aprendizado e sabedoria. Nesse sentido, folclore pode ser entendido literalmente como sabedoria popular. Quem criou esse termo foi o arqueólogo William John Thoms, quando enviou uma carta ao periódico inglês Athenaeum, em 22 de agosto de 1846, na qual sugeria que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”.

Folclore no Brasil
No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 1965 por meio de um Decreto Federal. Tal oficialização ocorreu em virtude da grande massa de estudos sobre cultura popular que já havia no país desde o século XIX. Entre os estudiosos desse tema, destacaram-se nomes como o de Mário de Andrade e de Câmara Cascudo.

Deixe seu Comentário