O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos em Inovação e Pesquisa (Finep), Celso Pansera, esteve em São Carlos na última quinta-feira (17) a convite do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional São Carlos.

Para uma plateia de industriais, startups e pessoas ligadas às universidades, Pansera falou sobre o papel da Finep na retomada do fomento à inovação. Disse também que São Carlos é uma cidade utilizada por ele como exemplo para falar em outras localidades. A cidade tem uma relação de um professor doutor para cada 100 habitantes e uma startups para cada 1.093 habitantes, enquanto que a média nacional é de 1 startup para cada 33 mil habitantes.

“Estamos rodando o Brasil para falar sobre esse novo momento da Finep, os novos editais que vamos soltar e priorizamos a agenda em São Carlos depois da solicitação do Newton Lima”, observou Pansera.

O ex-prefeito Newton Lima agradeceu o empenho de toda a equipe da Finep para estar em São Carlos e salientou o papel que Pansera desempenhou no Congresso Nacional ainda em 2018 para garantir que o governo federal anterior não eliminasse o orçamento para inovação. “Graças a atuação do Pansera e de outras pessoas comprometidas com tecnologia e inovação hoje nós temos um orçamento nunca visto para viabilizar o desenvolvimento do Brasil”, frisou Newton Lima.

“A ciência aplicada necessita de estrutura eficiente, laboratórios, recursos financeiros disponíveis, pois assim é gerado o ecossistema de inovação e, consequentemente, novos empregos e renda, como comprova tudo o que vimos na cidade”, declarou Pansera.

Para o presidente do Ciesp, Marcos Henrique Santos, o encontro entre o presidente da Finep, industriais e startups do setor de tecnologia foi muito importante. “O presidente da Finep mostrou a disponibilidade de recursos para inovação nas indústrias e fomento da startups”, salientou.

Ele salientou também que outro ponto forte do encontro foi a presença de representantes das universidades. “Congregamos ali o futuro da área da tecnologia e da inovação das nossas indústrias”, observou. Para ele, o papel do Ciesp é fazer com que as indústrias da cidade e região se desenvolvam cada vez mais para gerar empregos e renda para a cidade. “Esperamos que este encontro traga recursos para inovação na indústria”, finalizou.

Pansera e outros representantes da Finep também visitaram a XMobots, maior empresa da América Latina na fabricação, desenvolvimento e operação de drones, excetuando o segmento de guerras, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade de São Paulo (USP) e a Embrapa Instrumentação.

Deixe seu Comentário