Uma reunião realizada na última semana, na Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), marcou a retomada do Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional (FOMAP) de São Carlos.
O Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional reuniu representantes de entidades e instituições interessadas e preocupadas com o assunto, que apresentaram um panorama do atual cenário do Jovem Aprendiz em São Carlos e a importância do retorno e formalização do Fórum Municipal.
Segundo Antonio Ribeiro, membro do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional (Fopap) e diretor do Sincomercio e da ACISC, o retorno das plenárias do Fórum Paulista é muito importante para o município, que poderá participar das discussões das Leis e suas alterações no âmbito da Aprendizagem Profissional. Durante o encontro, a Auditora Fiscal do Trabalho, Celia Emiko Mihara, já adiantou algumas mudanças na legislação e como está sendo feito o trabalho de fiscalização, além de tirar diversas dúvidas das entidades presentes.
Paulo Roberto Gullo, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e conselheiro efetivo do Sesc, lembrou o trabalho do Sistema S para o processo de Aprendizagem Profissional. “Um dos pilares do Sistema S é disponibilizar uma boa educação profissional para o setor produtivo, tais como indústrias, comércio, agricultura, transporte e cooperativas. Para isso, ações do FOMAP são essenciais”. Já o Presidente da ACISC, José Fernando Domingues, agradeceu e parabenizou as entidades participantes, ressaltando a importância da discussão sobre a aprendizagem no município.
Participaram do Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional (FOMAP) representantes do Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional (Fopap), do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio), do Sindicato dos Empregados no Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários), da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania, da Delegacia Regional do Trabalho, do Centro de Educação de Jovens e adultos (CEJA), da Associação Espírita Francisco Thiesen, do Social Profissionalizante (Espro), da Rede de Assistência Social Cristã (RASC), do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).
Outros encontros e atividades do Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional (FOMAP) devem acontecer em breve em São Carlos.