Estado também alertou sobre necessidade de Planos de Contingência nos municípios.

 

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) esteve representado, juntamente com 231 participantes de 41 municípios da região, no curso de Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência, realizado durante a última quinta-feira, 24/08, em Araraquara. O plano foi lançado em 22 de junho deste ano, no Palácio dos Bandeirantes, com o primeiro treinamento para representantes de 141 municípios paulistas como atividade preventiva da Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Para o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Amarildo Calegari, “o treinamento sobre segurança de barragens é extremamente importante para a Defesa Civil saber como agir em caso de rompimento de barragem e o plano de contingência é para ordenar os serviços”, resumiu, ao elogiar a estrutura da Defesa Civil em Araraquara e a acolhida aos participantes do encontro.
 A capacitação foi ministrada pelo tenente Tiago Luiz Lourençon, que é diretor do Núcleo de Análise de Risco da Defesa Civil do Estado. Também participaram o coordenador municipal da Defesa Civil de Araraquara, Luiz Dall’acqua, o coordenador de gestão ambiental, Gelson Dantas, e a fiscal de Meio Ambiente Mônica Lago, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araraquara.
São Carlos, através da Secretaria de Segurança Pública, esteve representada por dois servidores da Defesa Civil local e o SAAE pelo Gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, Eduardo Casado, que salientou a importância de capacitações e demais orientações nesse sentido. “ A Defesa Civil do Estado, como órgão articulador de informações, e principalmente coordenadora de ações conjugadas com municípios acerca de cuidados com barragens e planos de contingência, exerce papel fundamental nesse sentido. A pedido do presidente do SAAE, Mariel Olmo, estive lá e o encontro foi extremamente importante para trazer mais subsídios para todas as cidades que fazem parte dessa nossa grande região”.

Deixe seu Comentário