Ação busca a conscientização da violência contra a mulher no mês de agosto

 

SÃO CARLOS/SP - Sensível à importância da conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Conselho do Comércio Varejista (CCV) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) apoiam a campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema.

Instituída pela Lei 14.448/22, a campanha Agosto Lilás foi criada em função da Lei Maria da Penha, que neste ano completa 17 anos de existência. Através da campanha, o mês de agosto é dedicado à proteção das mulheres e, durante este período, União, estados e municípios devem promover ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.

Dados estatísticos mostram a gravidade do problema. Segundo o Observatório da Mulher Contra a Violência, pesquisa realizada pelo Senado Federal desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil, seu último levantamento divulgado em 2021 revelou crescimento de 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Os casos de violência psicológica aumentaram 165% e os de violência moral ultrapassaram os 200%.

Quando o assunto é feminicídio (assassinato de mulheres em razão do gênero), as estatísticas também apontam para uma crescente no número de casos nos últimos anos. Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam que, em 2021, na capital paulista, 33 mulheres foram vítimas de feminicídios. Em 2022, esse número subiu para 41 e, nos primeiros cinco meses de 2023, foram registradas 16 mortes. “Infelizmente, o Brasil vem registrando um crescimento de todos os indicadores de violência contra a mulher. Não podemos fechar os olhos diante dessa realidade”, afirmou a presidente do CCV, Gisela Lucas de Araújo Lopes.

Na busca para reduzir essa triste estatística, a conscientização de todos no combate ao problema é fundamental. Se souber de algum caso de violência doméstica, denuncie através do número 180, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, serviço público e gratuito de abrangência nacional. As denúncias podem ser feitas de forma confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.

Deixe seu Comentário