A recuperação do asfalto da rodovia Washington Luís, entre Araraquara e São Carlos, continua em ritmo acelerado. Até o momento, 5 mil toneladas de asfalto foram utilizadas nos 45 quilômetros já finalizados. Serviços como fresagem (remoção da camada superficial), preenchimento do desnível entre acostamento e pista de rolamento, recomposição do pavimento e revitalização da sinalização horizontal são as principais intervenções realizadas entre os KMs 227 a 240, sentido capital, e do km 227 a km 260, em direção ao interior.

Para minimizar os transtornos aos usuários e garantir a segurança viária, as equipes atuam, preferencialmente, entre 20h e 5h. No total, mais de 30 trabalhadores participam da obra, que deve continuar até meados de setembro. “Nossa expectativa é recuperar o asfalto, nos dois sentidos, até a praça de pedágio de Araraquara. Trata-se de uma intervenção emergencial, com o intuito de estabelecer melhores condições de tráfego nesse trecho que diariamente recebe um fluxo intenso de veículos”, explicou Tarcísio Rodrigues de Mello, coordenador de Obras da concessionaria.

Além das obras principais, outras de menor porte têm sido realizadas como a microfresagem (correção do nível superficial do pavimento), reparos pontuais (tapa-buraco), podas de vegetação, substituição de placas, recuperação e limpeza de drenagens.

Para garantir que os trabalhos sejam assertivos, a equipe de engenharia da concessionária realizou um diagnóstico detalhado do pavimento e colocou em prática o Plano de Adequação Inicial, que será finalizado até novembro deste ano. Nesse período, estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões nos serviços de pavimento, nos 442 quilômetros administrados pela EcoNoroeste.


Obras previstas

Os trabalhos preparatórios para as grandes melhorias na malha viária também estão em desenvolvimento, com início previsto para os próximos anos. Serão 123 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de faixas adicionais, além da implantação e/ou adequação de 26 quilômetros de vias marginais nos trechos urbanos, uma demanda antiga das populações de São Carlos e São José do Rio Preto. Também serão construídos 75 quilômetros de ciclovias e implantadas ou adequadas 42 passarelas. Outro importante investimento beneficia diretamente os usuários de caminhões, que representam 65% do tráfego no trecho: três Pontos de Parada e Descanso – um novo e outros dois ampliados – em locais estratégicos para que esses profissionais façam uma pausa segura em suas jornadas.

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