No final da noite de terça-feira, em patrulhamento pela praça Itália, a equipe GAM da Guarda Municipal, foi solicitada por um senhor que se identificou como supervisor de segurança de uma empresa que presta serviço de vigilância para a empresa RUMO, informando que em uma residência localizada na Vila Prado, havia um objeto furtado de uma composição férrea da empresa.
Diante das informações a equipe se deslocou até a residência informada e chegando ao local, avistou um casal onde foi efetuada a abordagem. Ao serem indagados sobre a existência de tal peça, os abordados informaram a equipe que realmente tinha uma peça de ferro dentro de uma casa em estado de abandono, onde os mesmos usam para dormir e fazer consumo de drogas. Ao averiguar o interior da casa, foi localizado uma peça de ferro (barra maciça de aproximadamente 3 metros de comprimento, com aproximadamente 10 cm de diâmetro) e um arco de serra que foi usado para cortar o metal.
Questionados sobre a procedência de tal material, os indivíduos informaram ter achado a peça em um matagal próximo a linha férrea.
O responsável da empresa reconheceu a peça como sendo uma parte que havia sido furtada de um vagão que estava estacionado no pátio da linha férrea.
Ante aos fatos, as partes e materiais foram encaminhados para a Central de Polícia Judiciária, onde a autoridade policial tomou ciência dos fatos e deliberou por lavrar B.O de furto consumado, liberando os averiguados e restabelecendo a posse do material a empresa RUMO por meio de seu representante.