A Seleção Brasileira visitou o Peru no Estádio Nacional, em Lima, na terça-feira (13). Pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a equipe comandada por Fernando Diniz contou com gol de Marquinhos aos 44 minutos do segundo tempo para vencer a partida por 1 a 0.

No primeiro tempo, a 'Amarelinha' teve dois gols anulados. Ambos por impedimento: aos 16 minutos, com Raphinha, e aos 29, em tento de Richarlison — que demorou mais de seis minutos para ser anulado pela arbitragem de vídeo, capitaneada por Germán Delfino.

Com o resultado, a Seleção encerra a primeira pausa para disputa das Eliminatórias no primeiro lugar da tabela de classificação: são seis pontos conquistados — mesma pontuação, mas melhor saldo do que a Argentina, que venceu a Bolívia por 3 a 0 nesta terça-feira.

O Brasil, agora, só voltará aos campos no próximo mês. No dia 12, na Arena Pantanal, os comandados de Fernando Diniz recebem a Venezuela às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. O Peru, por sua vez, visita o Chile em Santiago no mesmo dia, mas às 21h.


O jogo — Os primeiros 15 minutos de partida foram estudados. Peru e Brasil agiam dentro de suas respectivas estratégias: o time da casa tentava impor velocidade e apostava nos contra-ataques, enquanto o time de Fernando Diniz tocava passes sob pressão e alternava — muito — de posições. Neymar foi buscar bola entre os zagueiros, enquanto Marquinhos se arriscou no ataque, por exemplo.

No 16º minuto, a Seleção balançou as redes. Neymar — em impedimento — recebeu bela bola em profundidade e cruzou de primeira para a área. Richarlison errou o domínio, mas a bola sobrou limpa para Raphinha: 1 a 0. Fernando Rapallini, entretanto, recorreu ao árbitro de vídeo para anular o tento.

Aos 22, nova chance do Brasil. O time de Diniz rondou a área peruana e a bola sobrou para Danilo, que ajeitou de cabeça para Raphinha. O camisa 7 cruzou para a área e Richarlison chegou a alcançar a bola, alta demais, finalizando para fora.

Sete minutos depois, gol visitante. Bruno Guimarães cruzou com força e precisão, na medida, e Richarlison escorou de cabeça para o fundo das redes: 1 a 0. O camisa 9 da Seleção pensou ter findar incômodo jejum de quatro partidas sem marcar com a 'Amarelinha', mas após seis minutos de paralisação por checagem de impedimento, Rapallini mais uma vez usou o VAR para invalidar outro gol brasileiro.

Ao longo da etapa, o Brasil seguiu em cima, enquanto a seleção peruana pouco ameaçava. Ainda assim, o time de Fernando Diniz não conseguiu balançar as redes de Gallese.


2º tempo

Na etapa final, escassez de chances contundentes. Ainda que controlando o ritmo ofensivo, o Brasil só foi assustar mesmo aos 18, em cabeceio de Danilo na rede pelo lado de fora após cobrança de escanteio de Neymar.

Pouco depois, o Brasil tentou outra estratégia para combater o ferrolho peruano: ao invés de tocar passes cercando a área, a 'Amarelinha' começou a apostar no arremate de fora da área. Foi com tal finalização que Raphinha obrigou linda defesa de Gallese.

Ainda assim, mesmo com certa pressão, faltou ímpeto ofensivo à Seleção. Aos 41, Martinelli cruzou da direita e Gabriel Jesus subiu para o cabeceio, errando a finalização e 'tirando' a bola de Rodrygo.

Aos 44, enfim saiu o gol brasileiro. Em cobrança de escanteio, Neymar acertou o primeiro pau e Marquinhos apareceu para cabecear para o fundo das redes: 1 a 0 e vitória da 'Amarelinha'.



GAZETA ESPORTIVA

 Foto: ( André Durão / MoWA Press) / Gazeta Esportiva

Deixe seu Comentário