Uma operação conjunta, deflagrada pela Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Vigilância Sanitária em parceria com a Polícia Militar e o SAAE, apreendeu 125 quilos de cobre e alumínio em um estabelecimento de São Carlos.
A Operação "Heavy Metal" foi agendada através do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM). Mais de 20 profissionais realizaram a fiscalização em 4 estabelecimentos que comercializam sucatas e metais.
“Foi detectado um aumento no número de ocorrências dessa natureza em São Carlos. Os representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) também nos procuraram por causa das ações cada vez mais frequentes e, diante dessas informações, planejamos a operação para coibir furtos de cabos. Realmente o material encontrado não tinha procedência, sendo recolhido e periciado”, disse Samir Gardini, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
Funcionários do SAAE acompanharam a operação e identificaram grande parte da sucata proveniente de cabos de alumínio de cobre, possivelmente furtados da Estação de Tratamento e Esgoto.
“O foco do Departamento de Fiscalização foi a verificação dos alvarás de funcionamento e licença da Vigilância Sanitária. Verificamos todos os documentos e acompanhamos as apreensões. Dois estabelecimentos foram interditados, um deles por falta de alvará e o outro por produtos ilícitos e permanecerão fechados até a devida regularização”, informou o diretor de Departamento de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela.
O proprietário do estabelecimento onde foram encontrados os produtos ilícitos, localizado na rua Luiz Lázaro Zamenhoff, foi conduzido a Central de Policia Judiciária (CPJ) onde ficou à disposição do Delegado de Plantão.
O vereador Elton Carvalho, autor da lei nº 20.354, que dispõe sobre a comprovação da origem dos materiais metálicos de cobre, bronze e fibra ótica, também acompanhou a operação.