A Secretaria Municipal de Segurança Pública, com o apoio da Defesa Civil, acionou na quarta-feira (13/09), às 15h, as cornetas localizadas na Praça do Mercado Municipal, na região da Rotatória do Cristo e no Parque do Kartódromo. A ação foi simultânea com uma mensagem informativa referente aos cuidados com a baixa umidade do ar.
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, ficou satisfeito com o resultado desse primeiro acionamento. “Hoje foi o primeiro dia do acionamento dos dispositivos sonoros, das cornetas, e ocorreu dentro do previsto referente a parte técnica e da reação das pessoas”, avaliou o secretário. 
Esses acionamentos vão ser periódicos e com informações do clima. Já no dia 30 de setembro, durante o simulado de abandono de áreas de riscos, as mensagens vão ser mais incisivas. “Vamos fazer um teste com mensagens de alerta de possiblidade de inundação, iniciando o simulado com essa ação. Esse treinamento vai ajudar em caso de situação real. O objetivo é evitar a perda de vidas e diminuir o máximo possível a perda de patrimônio”, finalizou Gardini.
O acionamento das cornetas é feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, podendo ser simultâneo ou direcionado somente para uma região.

Deixe seu Comentário