No último dia 02 de outubro, por volta das 20h30, um senhor que reside a Rua Geminiano Costa, no Jardim São Carlos, adentrou as dependências do Centro Espírita de Umbanda "Aconchego de Maria e Batholomeu" situado a Rua Jesuíno de Arruda, e durante o Culto Religioso, o indivíduo adentrou falando em tom de voz alta sobre sua religião, fazendo críticas a Centro Espírita e apontando para as pessoas que ali estavam. Além, de fazer comentários dizendo que o lugar em 7 dias pegaria fogo.
Este mesmo sujeito em outras ocasiões tem feito falas no fundo de sua residência durante os dias de Culto no Centro Espirita.
A Casa faz seus cultos de segunda e quarta-feira à noite e mantém trabalhos assistenciais junto à população carente.
No Brasil, a legislação define como crime a prática, indução ou incitação ao preconceito de religião, bem como de raça, cor ou etnia pela Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997.
“Estamos preocupados com a segurança das pessoas que frequentam a Casa com quem administra o Centro. Pois agora não são somente as falações do indivíduo e sim também a ameaça ao local e pessoas. Quem poderá nos ajudar?” desabafou uma pessoa que frequenta a casa e não quis se identificar.
De acordo com o denunciante um boletim de ocorrência foi registrado.