No dia 17 de outubro, terça-feira, das 14 às 16 horas, será realizada uma mesa em comemoração aos 45 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da UFSCar. 

O PPGEEs foi o primeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Especial implantado no País e, desde então, é o único programa específico na área. A aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a abertura do doutorado foi conquistada em 1999, 21 anos após o início do mestrado. Até o momento, o Programa conta com 720 dissertações de mestrado e 264 teses de doutorado concluídas.

"O PPGEEs completa 45 anos em seu auge de excelência, conquistando a nota 7 pela avaliação da Capes. Sendo pioneiro na área do País, debruça-se em produzir conhecimento inovador que responda à área da Educação Especial, tornando-se referência na formação de mestres e doutores no tema, com alto impacto no território nacional e com potências em sua internacionalização", declarou Gerusa Ferreira Lourenço, Vice-coordenadora do Programa, que tem à frente da coordenação a professora Adriana Garcia Gonçalves.

"Celebrar os 45 anos nos permite reconhecer os percursos trilhados até aqui e apontar para um futuro ainda mais desafiador. Para isso, no decorrer de 2023 temos uma programação preparada, com o início na aula inaugural ocorrida no primeiro semestre letivo, com agora uma mesa redonda com professores que fizeram e fazem parte desta história e atividades que irão ocorrer no X Congresso Brasileiro de Educação Especial, organizado pelo PPGEES, nos dias 15 a 18 de novembro aqui na UFSCar", detalha Gerusa Lourenço. 

Mesa
O evento contará com a participação das professoras Deisy das Graças de Souza, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) e do PPGEEs da UFSCar, e Tárcia Regina da Silveira Dias, docente aposentada da Universidade e do Centro Universitário Moura Lacerda, com mediação da professora Fátima Elisabeth Denari, do PPGEEs. 

O evento é presencial, no Auditório da Educação Especial, localizado na área Sul do Campus São Carlos, mas contará com transmissão ao vivo pelo canal do PPGEEs no YouTube.

Deixe seu Comentário