A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai realizar de 16 a 27 de outubro, a 1ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação.
No dia 16 a programação começa com uma palestra do Prof. Dr. José Galizia Tundisi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos em Itirapina, a partir das 15h, com o tema “Recursos Hídricos, Sustentabilidade e Turismo na Região”, na represa do Broa.
A abertura oficial será feita na terça-feira (17/10), às 9h, no Teatro Municipal Dr. “Alderico Vieira Perdigão”, com apresentação do Coral da Escola Livre de Música “Maestro João Seppe”. A diretora do Departamento de Governança e Indicadores de Ciência e Tecnologia (DGIT) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e o professor Edson Cezar Wendland, coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI-SP) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo participarão da abertura oficial.
No período da tarde começam as palestras. A partir das 14h o Dr. Paulo Estevão Cruvinel, da Embrapa Instrumentação fala sobre “Ciência e Tecnologia (C&T) para o progresso social sustentável”. Já às 15h, o Prof. Dr. Glaucius Oliva do IFSC–USP, ministra palestra com o tema “A importância da Ciência Básica aplicada para o futuro das Cidades”. Encerrando a programação, a partir das 17h, o vereador Robertinho Mori, “Projeto Vitrine Permanente-Tecnologias e Produtos fabricados em São Carlos".
Na quinta-feira (19/10), às 19h, na Câmara Municipal de São Carlos, acontece a entrega do Prêmio Ciência, Tecnologia e Inovação 2023.
A programação da 1ª Conferência da Ciência, Tecnologia e Inovação terá apresentações de grupos artísticos musicais, coral, feiras, exposições e palestras debatendo temas como recursos hídricos, sustentabilidade e turismo na região, segurança alimentar nacional e mundial e o papel da ciência brasileira no combate à fome, promoção da diversidade na carreira científica, iniciativa para ampliar a presença de pretos e pardos, mesa redonda sobre a ciência para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, visão geral do impacto ambiental da aviação, tutela ambiental e jurídica do solo, importância da educação científica para a sociedade, além do lançamento do livro “Ciência Tecnologia, Inovação e Futuro de São Carlos”, entre outros temas de debates em repartições públicas e privadas.
“A finalidade da Conferência é consolidar o papel do município de São Carlos como capital da tecnologia e como capital da produção do conhecimento. Esse é a primeira ação para que possamos passar do conhecimento para a inovação e para a produção, e com isso, aumentar a prosperidade da cidade”, afirma José Galizia Tundisi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação completa e inscrição pode ser acessada pelo link http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/meio-ambiente/177531-1d-conferencia-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao.html.
Outras
15/10/2023 08H42