Para capacitar engenheiros e outros profissionais para análise e otimização industrial, estão abertas as inscrições no Curso de Especialização em Processos Químicos Industriais (EaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com conceitos que visam à prevenção de perdas, mitigação ambiental e maximização de lucro, a grade curricular revisita conhecimentos fundamentais com tecnologias atuais, explorando tópicos pouco abordados na formação básica. São tratadas desde análise estatística de dados de produção, passando pela integração de processos, até segurança, avaliação de impacto, higiene industrial e legislação, dentre outros assuntos.
Novas tecnologias na área da Química, seja em processos, seja em equipamentos ou ferramentas computacionais, têm tornado esse campo da engenharia cada vez mais uma atividade que envolve diferentes áreas do conhecimento. Além disso, as indústrias química, farmacêutica, petroquímica e de alimentos, que vêm passando por evolução constante ao longo dos anos no aspecto tecnológico, têm em comum como principais características a complexidade de seus processos e a demanda crescente por melhor desempenho das plantas e menores custos de produção, sem que o produto final perca suas características de desempenho. A complexidade desses processos requer profissionais atualizados diante da evolução tecnológica.
As aulas do Curso de Especialização em Processos Químicos Industriais (EaD) da UFSCar, que ocorrem em encontros quinzenais nas manhãs de sábado, começam em março. No total, a pós-graduação tem 380 horas aula. Engenheiros e demais profissionais de nível superior que atuem na indústria química, assim como analistas de processos nas indústrias química, petroquímica, farmacêutica e de alimentos já podem se inscrever pela plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br. Na página, há mais informações, como disciplinas, docentes e valores de investimento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pqideq@ufscar.br.

Deixe seu Comentário