CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS DIPLOMAS DOS 19 FORMANDOS DO INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (IEP) FOI REALIZADA NA NOITE DE SEXTA-FEIRA (02/02).

 

A Santa Casa de São Carlos realizou, na noite de sexta-feira (02/02), a cerimônia de Colação de Grau e entrega dos diplomas aos formandos da 2ª Turma do Curso Técnico de Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do hospital. O Dr. Marcio Antonio Cazú foi homenageado durante o evento, e a 2ª Turma do Curso Técnico de Enfermagem passará a ser chamada de "Dr. Marcio Antonio Cazú" em reconhecimento aos serviços prestados à instituição.

Ao todo, 19 alunos concluíram o curso e receberam o certificado que os habilita para atuarem como técnicos de enfermagem. A formatura ocorreu no Auditório Alois Partel da Santa Casa.

Além dos docentes, formandos e seus familiares, estiveram presentes o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a sua esposa e Coordenadora do Grupo de Voluntárias da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, Nilce Morillas, os integrantes da Mesa Administrativa da Instituição, Prof. Dr. Luiz Carlos Trevelin e Omar Casalle, o Gerente do IEP, André Mascaro, o vereador Lucão Fernandes, e o homenageado Dr. Marcio Antonio Cazú, com seus familiares.

A Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, Beatriz Eliseu, ressaltou que ter a Santa Casa como local de aprendizado será um grande diferencial para esses profissionais. “A formação da segunda turma de técnico de enfermagem representa a consolidação do ensino em direção ao propósito da instituição em ofertar assistência de saúde com profissionais qualificados e humanizados”, disse.

“Parabéns a todos os formandos, desejo-lhes sucesso, realizações e muita felicidade em suas carreiras”, complementou Beatriz Eliseu.

Representando a turma, a oradora da turma, Gabriela Costa, falou sobre como foi a experiência dos alunos ao longo do curso no hospital. "Eu escolhi o curso através do meu filho, que cuidei dele aqui dentro da Santa Casa. Então, tive uma experiência muito boa com os cuidados da enfermagem. Então, quando eu vi a propaganda do curso, então decidi vir cursar. O curso me proporcionou um cuidado excelente, e hoje eu me sinto preparada para oferecer esse cuidado. Ele superou minha expectativa e me sinto completamente pronta para o mercado de trabalho e também para os cuidados, o que é o mais importante, que hoje o técnico profissional da saúde deve focar, que são os pacientes em primeiro lugar", afirmou.

O Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior ressaltou que o objetivo da Santa Casa é preparar profissionais de saúde de qualidade para o mercado de trabalho e parabenizou os formandos. É importante citar a que a Santa Casa tem feito no sentido de ensino e pesquisa. Temos grandes dificuldades no mercado de trabalho com a falta de profissionais qualificados e a Santa Casa vem formando, como é o caso dessa 2ª turma de técnicos de enfermagem, contribuindo com o mercado de trabalho da nossa cidade e do nosso país com mão de obra especializada e altamente qualificada”, disse o Provedor da Santa Casa.

Aproveito para desejar muito sucesso e prosperidade para a turma que leva o nome de um grande mesário, Dr. Marcio Antonio Cazú. Desejo muito sucesso e que não parem por aqui, continuem seus estudos. Hoje, a Santa Casa trilha o caminho da medicina para especializações na área de saúde e tenham sempre isso em mente, estudar sempre”, complementou.

SOBRE O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO IEP

O curso de Técnico em Enfermagem do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) – Santa Casa de São Carlos, tem por objetivo formar profissionais Técnicos em Enfermagem para atuarem no cuidado em saúde individual e coletiva, através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes técnicos, políticos, humanos e éticos, participando da assistência de Enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde.

O mercado de trabalho para o Técnico em Enfermagem é amplo, com possibilidade de ingresso em todas as unidades de saúde, tais como: hospitais, clínicas, home care, consultórios, unidades de pronto atendimento, além de concursos públicos específicos da área.

SOBRE O INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (IEP) DA SANTA CASA

Além de ser referência nos atendimentos de média e alta complexidade na região, a Santa Casa sempre teve como objetivo, tornar-se um polo de ensino e pesquisa. Por isso, em 2014, foi criado o Departamento de Ensino, que depois se transformou no Instituto de Ensino de Pesquisa (IEP) em 2021.

O IEP oferece sete programas de residência médica nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia.

E o Programa de Residência Multiprofissional, único entre todos os 24 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS III) de Araraquara, nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.

O Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa também oferece o Programa de Estágio para todas as escolas técnicas de São Carlos e o Internato Médico Hospitalar, em parceria com a Faceres, a UNIFAI e a UFSCar, em um total de 258 alunos.

E em 2021, o IEP deu início ao primeiro Curso Técnico de Enfermagem aprovado pela Secretaria Estadual de Educação em um hospital filantrópico do interior do Estado de São Paulo e também inovou com a primeira especialização de nível técnico, com a primeira turma de Instrumentação Cirúrgica.

Atualmente, instituto também abriu cursos de Especialização em Gestão em Saúde e Laser em Saúde.

Além disso, passou a oferecer, em parceria com o Hospital do Coração, os cursos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), Suporte Básico de Vida (BLS) e Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS). 

Deixe seu Comentário