Programa Mais Gestão promove mesa-redonda com convidados do MST e professores da Universidade


No dia 1º de março, o Programa Nacional de Apoio à Qualificação da Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar (Mais Gestão), ligado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, promove no Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a mesa-redonda "Questão Agrária e os Desafios para a Agricultura Familiar". O evento terá como convidados os debatedores João Pedro Stedile, Dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e Caio Luis Chiariello, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFSCar. A coordenação da mesa, que começa às 14 horas, será da professora Ana Terra, doutora em Geografia e pós-doutoranda em Desenvolvimento Territorial pela Unesp e militante do MST.
A mesa-redonda "Questão Agrária e os Desafios para a Agricultura Familiar", que é gratuita, tem vagas limitadas. Para participar é necessário se inscrever até o dia 28 de fevereiro pelo formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/bwPoAa8CmvPsiQMw6. Mais informações em https://www.instagram.com/maisgestaoufscar.

Programa Mais Gestão
Atualmente, por meio do Programa Mais Gestão, a UFSCar seleciona associações e cooperativas da agricultura familiar que desejam melhorar sua gestão, ampliar sua capacidade de governança, liderança e eficiência econômica, assim como desenvolver mecanismos que viabilizem o acesso a mercados institucionais e privados. Por meio de atividades de formação e capacitação técnica, a iniciativa ainda oferta apoio para formação e consolidação de redes e centrais de comercialização de produtos da agricultura familiar, além de oferecer suporte para estruturar arranjos produtivos, de processamento, de armazenagem e de logística. Também haverá diretrizes de como facilitar o acesso ao crédito e estimular o aumento do número de associados, em especial jovens e mulheres.
Podem participar do processo seletivo associações e cooperativas da agricultura familiar sediadas nas regiões de Itapeva, Itapetininga, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Campinas, Mogi-Guaçu, Amparo, Bragança Paulista e Pouso Alegre, no estado de São Paulo; em Poços de Caldas, Minas Gerais; em Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Santo Antonio de Pádua, no Rio de Janeiro; ou em Cachoeira de Itapemirim, Alegre e Afonso Cláudio, no Espírito Santo. No total, há 20 vagas disponíveis. Os interessados devem se inscrever pelo formulário eletrônico disponível em https://qrco.de/004_2024_credenciamento, até o dia 4 de março.
A UFSCar coordenará a execução das ações, por meio de sua Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), responsável pela gestão administrativa e operacional do pagamento de bolsas e da aquisição e disponibilização dos itens necessários para a execução da iniciativa. Todos os detalhes, como critérios de seleção e cronograma, podem ser conferidos no Edital retificado, disponível em www.fai.ufscar.br.

Deixe seu Comentário