O Corinthians está classificado para terceira fase da Copa do Brasil. A equipe comandada por António Oliveira venceu o São Bernardo por 2 a 0 na noite de quinta-feira, no Estádio 1º de Maio, pela segunda fase. O confronto contou com gols de Yuri Alberto e Pedro Raul, e ficou marcado por três expulsões, sendo duas dos visitantes (Rodrigo Garro e António Oliveira) e uma dos mandantes (Helder Maciel).
O adversário do Timão na terceira fase do torneio nacional será definido por sorteio, com a presença dos clubes que se classificaram para a Copa Libertadores. Os duelos desse estágio estão programados para o mês de maio.
Agora, o Corinthians só deve entrar em campo de forma oficial no começo de abril, para a disputa da primeira rodada da Copa Sul-Americana. Já o São Bernardo aguarda o começo da Série C do Campeonato Brasileiro, previsto para começar em meados do mesmo mês. Ambas as equipes não se classificaram para as quartas de final do Paulistão.
O jogo
O Corinthians começou a partida em cima do São Bernardo, mesmo fora de casa. Logo aos seis minutos, os comandados de António Oliveira abriram o placar em cobrança de pênalti, com Yuri Alberto. Na origem da jogada, Raniele foi calçada dentro da área por Arthur Henrique.
O Timão seguiu superior e ampliou a vantagem com Pedro Raul, aos 26 minutos. Wesley fez jogada pela direita e seu cruzamento desviado chegou no camisa 20 do Alvinegro, que não teve problemas para tocar a bola para o fundo do gol. Após o segundo tento, o Timão abaixou as linhas e passou a jogar no erro dos mandantes.
Quando o duelo se desenhava de forma tranquila até o intervalo, aos 44 minutos o meia Rodrigo Garro foi expulso após receber segundo cartão amarelo. O argentino foi empurrado por Helder Maciel na área defensiva do Corinthians em lance de bola parada, e o árbitro Braulio da Silva Machado advertiu a dupla. Como Garro já tinha cartão, foi mandado mais cedo para o vestiário, para revolta dos corintianos.
Segundo tempo
Logo aos sete minutos da segunda etapa, quando o São Bernardo soltava time para buscar o resultado, o zagueiro Helder Maciel sofreu o segundo cartão amarelo em lance de bola na mão e acabou expulso, igualando os homens em campo.
Com igualdade numérica, o São Bernardo seguiu tentando se impor, mas o Corinthians pouco cedeu de campo e ainda ameaçou nos contragolpes. Por volta dos 30 minutos, Yuri Alberto chegou a marcar o terceiro gol do Timão, mas a arbitragem assinalou impedimento. Ao reclamar desse lance, o técnico António Oliveira foi expulso.
Aos 38, Romero partiu com a bola dominada e, de frente para o gol, parou no goleiro Alex Alves. Logo após, o jogo chegou a ficar interrompido por alguns minutos por conta dos sinalizadores acendidos pela Fiel Torcida presente. Até o apito final, o Timão soube administrar a vantagem e garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
Por Iúri Medeiros / GAZETA ESPORTIVA
FOTO: Eduardo Carmim / Photo Premium / Gazeta Press