A primeira edição do Fórum das Cidades Acessíveis está agendada para o dia 24 de abril de 2024 e será realizada em São Carlos como município-anfitrião para representantes de todos os municípios paulistas.
As autoridades da região e representantes de todo o Estado de São Paulo já estão sendo convidadas para participarem do evento que discutirá a promoção da acessibilidade que significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso comum.
Considerando a estrutura física das cidades, por exemplo, uma política pública voltada para a acessibilidade e inclusão alcança a ampliação de calçadas regulares e a aplicação de piso tátil, a criação de equipamentos urbanos multiplamente acessíveis, o aumento da quantidade de calçadas com rampas de acesso conectadas à faixa de pedestres, a adaptação semáforos inteligentes para PCDs, a criação de políticas de apoio à mobilidade inclusiva, entre outras.
A cidade de Uberlândia, por exemplo, é considerada por órgãos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), como referência nas políticas públicas de infraestrutura e operação e serviço do sistema de transporte e mobilidade urbana. Isso inclui a implantação de rampas de acesso nas calçadas, vagas de estacionamento público exclusivos para idosos e pessoas com deficiência e a modernização da legislação local, voltada para projetos arquitetônicos inclusivos.
Para a mesa redonda de debates durante o Fórum das Cidades Acessível, o convidado para a abertura é o Secretário de Estado, Marcos da Costa, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).