Na terça-feira (26), centenas de fiéis lotaram a Catedral de São Carlos para a Missa dos Santos Óleos. O momento foi de renovação e compromisso para o clero.
Antes da missa, os diáconos transitórios realizaram, diante de Dom Luiz Carlos Dias, bispo diocesano, o rito de Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade. Esses rituais, estabelecidos pela Igreja, enfatizaram o compromisso dos futuros sacerdotes com os ensinamentos e a missão da Igreja Católica.
Centenas de sacerdotes, diáconos permanentes e seminaristas estiveram presentes na Santa Missa. Durante a homilia, Dom Luiz destacou que a Igreja é uma realidade concreta, que se faz ver pela reunião de seu povo com seus diversos carismas. O bispo também falou sobre a responsabilidade de todos os batizados em viver sua fé e missão. Ainda, incentivou os presbíteros a renovarem suas promessas sacerdotais para serem continuadores da missão de Cristo.
Após a homilia, os Santos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos foram abençoados, e o Óleo do Crisma foi consagrado. Esses óleos têm um significado sacramental importante na vida da comunidade católica, sendo utilizados em diversos ritos litúrgicos.
Ao final da celebração, um exemplar do Diretório dos Sacramentos foi entregue a cada sacerdote, fornecendo orientações teológicas, canônicas e pastorais para a administração dos sacramentos.