No Dia dos Povos Indígenas, celebrado na sexta-feira (19), a Prefeitura de Ibaté desenvolveu diversas atividades na rede municipal de ensino. A programação em alusão à data começou há mais de uma semana em algumas escolas.
O cronograma foi pensado de forma estratégica, com propostas adequadas para a faixa etária dos alunos. São atividades previstas na Base Nacional Comum Curricular que buscam enaltecer a riqueza da cultura indígena e incentivar o respeito à diversidade, especialmente para a valorização dos povos originários.
Durante os últimos dias, os alunos participaram de uma série de atividades que visam aprofundar o conhecimento e o respeito pelos povos indígenas. Entre as ações desenvolvidas destacam-se o uso de jogos e brincadeiras tradicionais, a exploração de lendas, histórias e contos indígenas, apresentações de vídeos, músicas e danças típicas, além de participarem de ações que incluíram uma mesa coletiva provida de alimentos oriundos da culinária indígena.
O projeto realizado pela comunidade escolar, também possibilitou que os estudantes tivessem contato com raízes e plantas naturais, estimulando a curiosidade dos pequenos, bem como o acesso a jardim das escolas, onde tiveram acesso a sementes e mudas. “O dia dos povos indígenas é importantíssimo para refletirmos e pautarmos a identificação de valores da cultura indígena e a preservação das manifestações culturais”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Danielle Garcia Chaves.
Durante as atividades, os alunos participaram das ações que incluíram uma mesa coletiva provida de alimentos oriundos da culinária indígena.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, ressaltou que a educação indígena é fundamental dentro da nossa sociedade, pois valoriza o convívio cultural, a organização social e familiar, sempre enriquecendo o currículo escolar. “Dessa forma, os profissionais da educação têm realizado trabalhos de alta qualidade, trabalhando hábitos, costumes e tradições, oportunizando o diálogo, reflexão e aprendizado de toda comunidade escolar”, conclui.