A Associação de Moradores da Microbacia do Córrego do Medeiros e Amigos do Parque do Bicão (AMABIC), com o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e da Fundação Pró-Memória, realiza nesta segunda-feira (13/05), a partir das 19h, na Praça Antonio Prado, defronte a antiga Estação da Fepasa, a abertura da exposição “Negro Visto pelo Negro” com diversas atrações culturais e show musical.
A exposição tem como curador Vanderlon da Costa e o objetivo é resgatar a história da sociedade negra. A abertura musical será com Clayton Diamante de São Paulo, sambista, embaixador social e cultural, passista de ouro de diversas escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro; além da apresentação dos meninos de percussão da cidade de Itirapina, da Família Samba Rock São Carlos e do DJ Daniel Castral.
O evento vai reunir ainda premiação, palestra sobre o Dia 13 de Maio, apresentação de fala e dança (sambista), apresentação de capoeira, visitação a exposição cultural, que permanece aberta para visitação das escolas e do público em geral até as 17h da sexta-feira, dia 17 de maio.
O Dia 13 de Maio é uma data marcada na história brasileira como o dia quando, em 1888, a escravatura foi abolida em nosso país. Isso se deu por meio de uma lei conhecida como Lei Áurea, que foi assinada pela princesa Isabel, e a partir dessa lei, estima-se que mais de 700 mil escravos tenham recebido sua liberdade.
A abolição da escravatura foi resultado da luta realizada pelo movimento abolicionista, pela sociedade civil e pelos escravos durante as décadas de 1870 e 1880. A abolição da escravatura, no entanto, não foi acompanhada de medidas que integrassem a população negra na sociedade brasileira, por isso a data é vista como momento de luta contra o racismo pelo movimento negro.
CULTURA
13/05/2024 09H02