SP-333, entre Itápolis e Jaboticabal, será a primeira
rodovia administrada pela concessionária a receber a tecnologia
No início do segundo semestre de
2024, os veículos que passarem pela SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino
Mascari), no trecho entre Itápolis a Jaboticabal, pagarão o pedágio pelo
modelo de cobrança conhecido como Free Flow. A implantação do sistema faz
parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo
e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que prevê a
substituição de todas as praças de pedágio dessa concessão por pórticos de
cobrança.
Pelo
contrato, a implantação será gradual até o 7º ano da concessão. Essas duas
primeiras praças poderiam ser substituídas até 2025, porém, a EcoNoroeste iniciará
a operação antecipadamente. “Será o primeiro Free Flow em operação
efetiva entre as concessionárias da EcoRodovias. Como o grupo sempre buscou antecipar
tendências, já tínhamos feito alguns testes que exigiram toda a estruturação
desse tipo de projeto, desde a aquisição de equipamentos até a operação de
forma experimental. Essa cultura do grupo viabilizou a antecipação do nosso
compromisso aqui na SP-333”, explica o diretor Geral da EcoNoroeste, Rui Klein.
O sistema
Free Flow traz mais segurança, fluidez e conforto para os usuários, já
que a cobrança da tarifa é realizada por meio de pórticos, que substituem os
pedágios convencionais, equipados com câmeras, sensores e antenas capazes de
identificar todos os tipos de veículos pela placa ou TAG, além de
especificações como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.
Os
usuários do trecho que já possuem TAGs ativas não precisam se preocupar. O veículo
será identificado nos pórticos, automaticamente, da mesma forma que acontece
nas pistas automáticas das cabines atuais. Já os que ainda não utilizam esse serviço
deverão fazer o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico em um dos
canais disponibilizados pela EcoNoroeste, como site (freeflow.econoroeste.com.br),
aplicativo de celular, totem de autoatendimento nos postos SAUs das rodovias ou
pelo WhatsApp (0800 326 3663). A falta de pagamento no prazo pode acarretar
multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Como funciona
a tecnologia
Os
pórticos possuem câmeras, sensores e antenas que identificam cada veículo por
meio da leitura de sua placa ou TAG, operando, inclusive, em condições de baixa
visibilidade. Essa tecnologia é capaz de identificar os veículos e os categorizar
conforme a altura, largura, comprimento e quantidade de eixos rodantes, para
fazer a dupla checagem com as placas e TAGs identificados.
Como é feita
a cobrança
Para os veículos com
TAG, o valor é cobrado, automaticamente, pela operadora contratada. Já aqueles que
não possuem, precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos canais
disponibilizados pela concessionária.
Quais praças de pedágio passarão a
ser Free Flow no início do segundo semestre de 2024?
Serão duas praças da
SP- 333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio
Cadetti e Laurentino Mascari): em Itápolis, quilômetro 179, no sentido Leste,
e em Jaboticabal, quilômetro 110, no sentido Oeste.
Quais as vantagens do Free Flow?
§ Economia de tempo de trajeto
Um
dos maiores benefícios do Free Flow é a economia de tempo. Os motoristas
não precisam parar nem diminuir a velocidade ao passar pela praça de pedágio.
Isso reduz o tempo gasto para o pagamento, especialmente em épocas como férias
escolares e feriados, tornando as viagens mais rápidas e mais eficientes.
§ Conveniência e benefícios tarifários
Com
pedágios Free Flow não é necessário manter dinheiro trocado ou parar
para efetuar o pagamento, além de contar, também, com os descontos tarifários
oferecidos aos usuários de TAG. O DUF (Desconto de Usuário Frequente) contempla
apenas veículos de passeio (automóvel, caminhonete e furgão, automóvel e
caminhonete com semirreboque, automóvel e caminhonete com reboque). O DBT (Desconto
Básico de Tarifa, para veículos pesados), benefício que oferece 5% de desconto a todas as categorias de veículos, independente da
quantidade de viagens realizadas.
§ Mais segurança
Eliminar
a necessidade de parar em praças de pedágio e de mudanças de faixa contribui
para a segurança nas estradas. Menos paradas significam menos riscos de
colisões traseiras e uma experiência de condução mais segura.
§ Sustentabilidade
O
modelo Free Flow também tem impacto positivo no meio ambiente. A
eliminação das paradas e da marcha lenta dos veículos nas praças de cobrança
diminui as emissões de poluentes, contribuindo para o meio ambiente. É menos
combustível consumido e, consequentemente, menos gases lançados na atmosfera.
Transformação digital
A Econoroeste é cenário
de uma série de mudanças positivas em transformação digital nas rodovias do
interior de São Paulo. Só no 1º ano de concessão, já foram entregues 443 novas
câmeras de monitoramento de alta tecnologia, 57 novos SATs (Sistemas de Análise
de Tráfego), sistema de conectividade grátis aos usuários, 10 novos painéis de
mensagens e todas as praças de pedágio aceitam cartão de crédito ou débito por
aproximação.